Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Alunos do Externato Infante D. Henrique libertam cágados em perigo de extinção
Feira do Livro de Braga e Mimarte animam a Cidade a partir desta Sexta-feira

Alunos do Externato Infante D. Henrique libertam cágados em perigo de extinção

Theatro Circo com novidades em Agosto

Alunos do Externato Infante D. Henrique libertam cágados em perigo de extinção

Ensino

2012-06-15 às 06h00

Redacção Redacção

As análises genéticas indicaram que os três cágados-de-carapaça-estriada eram provenientes da zona norte do país e foram ontem devolvidos à natureza nas Lagoas do Prado. No acto participaram alunos do Externato Infante D. Henrique, de Braga.

Citação

Duas turmas do 7.º ano do Externato Infante D. Henrique participaram na libertação de cágados-de-carapaça-estriada, realizada pelo Centro e Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, nas lagoas de Prado.
Nesta actividade os alunos aprenderam um pouco mais acerca da biodiversidade existente nos charcos, nomeadamente no que toca aos anfíbios, insectos, plantas e cágados autóctones e invasores.

Os cágados-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis), espécie considerada ‘Em Perigo’ de extinção em Portugal, foram apreendidos pela GNR-SEPNA no comércio ilegal de animais. No seguimento desta captura, o CIBIO efectuou uma análise genética para identificar a origem geográfica dos animais capturados, que acabou por indicar que estes faziam parte de uma população do Norte do país.

Neste seguimento foi decidida a sua libertação nas Lagoas do Prado, um conjunto de lagoas resultantes da extracção de barreiros, onde se encontra uma das últimas populações desta espécie em todo o Litoral Norte.
O isolamento geográfico e baixo número de efectivos desta população, bem como a degradação das lagoas, constituem ameaças importantes para esta população, espera-se com esta libertação sensibilizar a população para a preservação deste local e desta espécie.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho