Theatro Circo com novidades em Agosto
2012-06-15 às 06h00
As análises genéticas indicaram que os três cágados-de-carapaça-estriada eram provenientes da zona norte do país e foram ontem devolvidos à natureza nas Lagoas do Prado. No acto participaram alunos do Externato Infante D. Henrique, de Braga.
Duas turmas do 7.º ano do Externato Infante D. Henrique participaram na libertação de cágados-de-carapaça-estriada, realizada pelo Centro e Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, nas lagoas de Prado.
Nesta actividade os alunos aprenderam um pouco mais acerca da biodiversidade existente nos charcos, nomeadamente no que toca aos anfíbios, insectos, plantas e cágados autóctones e invasores.
Os cágados-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis), espécie considerada ‘Em Perigo’ de extinção em Portugal, foram apreendidos pela GNR-SEPNA no comércio ilegal de animais. No seguimento desta captura, o CIBIO efectuou uma análise genética para identificar a origem geográfica dos animais capturados, que acabou por indicar que estes faziam parte de uma população do Norte do país.
Neste seguimento foi decidida a sua libertação nas Lagoas do Prado, um conjunto de lagoas resultantes da extracção de barreiros, onde se encontra uma das últimas populações desta espécie em todo o Litoral Norte.
O isolamento geográfico e baixo número de efectivos desta população, bem como a degradação das lagoas, constituem ameaças importantes para esta população, espera-se com esta libertação sensibilizar a população para a preservação deste local e desta espécie.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário