Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Alunos do conservatório Calouste Gulbenkian no Programa 5 ao Dia
Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

Alunos do conservatório Calouste Gulbenkian no Programa 5 ao Dia

Cónegos madrugadores levam a vitória

Alunos do conservatório Calouste Gulbenkian no Programa 5 ao Dia

Braga

2021-12-08 às 06h00

Redacção Redacção

Nesta sessão, foi dado especial destaque ao dia mundial do solo, como forma de sensibilização das crianças para a importância da preservação dos solos e da sua utilização de forma sustentável, uma vez que este é um recurso finito que sustenta a vida na Terra.

Citação

Realizou-se no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) a 3ª sessão, do ano letivo 2021/2022, do PROGRAMA 5 AO DIA, nesta que já é a sua 11.ª edição, a qual contou com a participação dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian acompanhados pelas professoras Irene Pinto, José Cardoso, Maria Lúcia Silva e Teresa Mendes.
Nesta sessão, foi dado especial destaque ao DIA MUNDIAL DO SOLO, como forma de sensibilização das crianças para a importância da preservação dos solos e da sua utilização de forma sustentável, uma vez que este é um recurso finito que sustenta a vida na Terra.
Neste contexto, os alunos foram informados e alertados para o aumento da degradação dos solos, devido às práticas inadequadas de manuseamento de terra, sendo que segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 33% do solo do Mundo já se encontra degradado.
Foram também sensibilizados para a extrema importância da sustentabilidade dos recursos limitados do solo que, por razões físicas, químicas e biológicas, estão cada vez mais contaminados e degradados. Foram enumerados alguns dos tipos de degradação que contribuem para o desaparecimento do solo de forma gradual, como a erosão, deslizamentos de terras, impermeabilização, perda de matéria orgânica, perda de biodiversidade, salinização, compactação, contaminação, bem como informados de que as más práticas agrícolas, florestais e industriais, a expansão urbana e a produção de lixos indevidamente depositados no solo, provocam ou agravam a degradação do solo, com implicações negativas na qualidade da água e do ar, na biodiversidade, nas alterações climáticas, na saúde, na economia e na capacidade das populações produzirem os seus próprios alimentos.
Deu-se ainda especial destaque ao impacto negativo que os incêndios florestais têm na degradação dos solos, uma vez que a ocorrência de incêndios provoca a destruição das árvores e do coberto vegetal do solo ficando o mesmo mais suscetível à ação direta da chuva e dos ventos, podendo em zonas com maior pluviosidade e de maior pendente existir arrastamento do solo e empobrecimento por arrastamento dos nutrientes. Este fenómeno poderá igualmente provocar a contaminação de linhas de água. Por outro lado, os incêndios têm um efeito duplamente negativo ao nível das emissões, na medida que origina a libertação de gases com efeito estufa, como reduz a capacidade de absorção e armazenamento de CO2, sendo que, têm também efeitos devastadores ao nível da perda da biodiversidade, pois a fauna e flora de uma área ardida é gravemente afetada.
Recorde-se que o PROGRAMA 5 AO DIA é uma iniciativa da responsabilidade da Associação 5 AO DIA, sendo coordenada em conjunto com a Câmara Municipal de Braga e a MARB, com o objetivo de promover junto das crianças em idade escolar uma alimentação saudável através do consumo diário de, pelo menos, 5 porções de hortofrutícolas. Conta ainda com a colaboração da DSRN - Direção de Serviços da Região do Norte, a DRAPN – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a ARSNorte – Administração Regional de Saúde do Norte, a Universidade do Minho e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.
Na próxima quarta-feira, dia 15 de dezembro, ocorrerá a 4ª sessão que contará com a participação das crianças da escola EB Nogueira.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho