Guimarães na reta final rumo a Capital Verde Europeia 2026
2021-03-29 às 10h14
Estudantes do 7.º ano que participaram na primeira campanha da Internacional Astronomical Search Collaboration, suportada pela NASA, identificaram onze objectos não identificados, sendo que quatro foram aceites como descobertas preliminares.
Cinco alunos do 7.º ano do Agrupamento Trigal Santa Maria que participaram na primeira campanha da International Astronomical Search Collaboration (IASC), suportado pela NASA, detectaram, entre 4 de Fevereiro e 1 de Março, onze objectos não identificados, tendo sido aceites como descobertas preliminares quatro desses objectos.
As descobertas feitas, de asteróides desconhecidos, são comunicadas ao Minor Planet Center, único local mundial para recolha, análise e organização de dados de medições de asteróides, cometas e satélites naturais, e se comprovadas as suas trajectórias e existência, os descobridores são convidados a dar-lhe nomes. Em língua portuguesa já foram baptizados dois - Lusitano e Fado - nomes escolhidos por alunos de escolas portugueses que os descobriram e cujas trajectórias foram confirmadas.
O IASC já emitiu certificados com os nomes dos alunos do agrupamento: Andreia Cunha, Dinis Amorim, Mariana Couto, Martinho Matos e Tomás Carvalho e das docentes Ana Oliveira e Fernanda Granado.
Da certificação constam instituições e nomes conceituados e mundialmente conhecidos como a National Aeronautics and Space Administration (NASA); Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO), instituição portuguesa que colabora com o IASC desde 2017 e coordena os programas específicos para as escolas de língua portuguesa;? Dr. Patrick Miller, do International Astronomical Search Collaboration, Hardin – Simmons University) e Dr. Richard Wainscoat (Pan-STARRS, Institute for Astronomy, University of Hawaii).
O projecto dedicado à Astronomia foi abraçado pelo Clube de Ciência Viva do Trigal durante ao confinamento e o ensino à distância com o objectivo de motivar os alunos para o estudo nesta área, permitindo-lhes, desse modo, desenvolverem competências na área científica.
Os alunos são ensinados a utilizar um software adequado à pesquisa dos corpos menores do sistema solar, especialmente asteróides. O software ‘Astrometrica’ é a ferramenta interactiva que permite a análise de dados astrométricos (Astrometria: ramo da astronomia que trata da medição precisa das dimensões dos astros e das suas posições relativas) de nível científico, a partir de imagens reais obtidas no telescópio Pan-STARRS.
A ideia é que, ao correr, nesse software, imagens de uma forma rápida, como num filme animado, os alunos, apoiados pela professora Ana Oliveira (Coordenadora do Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria) e pela Educadora de Infância Fernanda Granado (colaboradora do Clube Ciência Viva na Escola), consigam detectar pequeníssimos astros em movimento, sendo alguns desses objectos conhecidos e identificados e outros não.
Este é um programa de “ciência cidadã”, ciência baseada na participação informada, consciente e voluntária de milhares de cidadãos que geram e analisam grandes quantidades de dados, partilham o seu conhecimento e discutem e apresentam os resultados) da IASC.
A identificação destes corpos que se encontram na sua maioria na Cintura de Asteroides é de primordial importância já que as trajectórias de alguns aproximam-se da trajectória terrestre.
13 Outubro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário