Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Alunos de Barcelos e da Póvoa de Varzim realizam estágio transnacional na Polónia
Guimarães recebe Open de Portugal de Ténis de Mesa

Alunos de Barcelos e da Póvoa de Varzim realizam estágio transnacional na Polónia

Ricardo Rio na África do Sul

Alunos de Barcelos e da Póvoa de Varzim realizam estágio transnacional na Polónia

As Nossas Escolas

2019-09-26 às 12h44

Redacção Redacção

Três escolas, duas de Barcelos e uma da Póvoa de Varzim, levaram 60 alunos a realizar estágio, que foi uma mais-valia na formação dos jovens.

O projecto ‘VET me Today, Job me Tomorrow’, no âmbito do Programa Erasmus+, proporcionou a oportunidade de 60 jovens estudantes entre as Escolas Secundárias de Alcaides de Faria, Barcelinhos (Barcelos) e Rocha Peixoto (Póvoa de Varzim), realizarem um estágio de três semanas em empresas da cidade de Rabka-Zdrój, na Polónia, promovido pela Associação Intercultural Amigos da Mobilidade (A.I.A.M.).

Os 60 alunos e seis professores acompanhantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto outras realidades técnico-laborais nas áreas da Informática, Mecatrónica e Turismo, e de vivenciar a cultura, costumes e língua polaca.
Estas experiências profissionais, na Polónia, organizadas pela entidade parceira Ma?opolskie Centrum Edukacji Sp. z o.o., nos meses de Abril, Maio, Junho e Julho, visaram cumprir diversos objectivos estabelecidos entre todas as entidades envolvidas. Melhorar as competências dos alunos dos cursos de informática, mecatrónica e turismo ambiental e rural, nos concelhos de Barcelos e Póvoa de Varzim; preparar os alunos não só para trabalhar na profissão escolhida, mas também para encontrar mobilidade educacional e profissional no mercado de trabalho europeu e implementar o Processo de Copenhaga, aumentando a qualidade do ensino profissional devido a métodos de ensino inovadores para melhorar as competências profissionais que favorecem a futura carreira dos participantes foram alguns dos objectivos deste projecto.

Mas há mais: reforçar a dimensão europeia no domínio do ensino e formação profissional; aumentar a empregabilidade e contribuir para a coesão social e criar uma possibilidade de transferência de diretrizes para instrumentos comuns que confirmem a aquisição de competências nos mercados internacionais foram outras das missão do estágio.
De destacar que a A.I.A.M. é uma associação sem fins lucrativos com sede em Gamil, no concelho de Barcelos, especializada em Programas de Estágios Europeus, que promove, organiza e apoia programas de mobilidade internacional, encontros internacionais sobre temas de interesse mútuo, multiculturalismo e interculturalidade.

A associação pretende ser um espaço coeso e dinâmico, criando projectos educacionais, culturais, sociais e recreativos que promovam a sua missão, valores e objectivos.
Os projectos e mobilidades promovidas pela AIAM estão destinados a todos os cidadãos, e podem ser realizados a nível local, nacional e internacional, devido a parcerias e redes com organizações públicas e privadas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.