Correio do Minho

Braga, sábado

Alunos da Escola EB2,3 de Cabreiros fizeram visita de estudo ao Museu Militar do Porto e o Porto de Leixões
Câmara de Vizela teme que CTT estejam a preparar o encerramento

Alunos da Escola EB2,3 de Cabreiros fizeram visita de estudo ao Museu Militar do Porto e o Porto de Leixões

Fraudes e má informação nos rótulos dos alimentos

As Nossas Escolas

2016-01-30 às 09h12

Redacção

Os alunos do 9.º ano de escolaridade da Escola EB2,3 de Cabreiros visitaram recentemente o Museu Militar do Porto e o Porto de Leixões. As visitas foram realizadas no âmbito do Departamento de Ciências Humanas e Sociais e acabaram por tornarem-se muito proveitosas para os alunos bracarenses.

Os alunos do 9.º ano de escolaridade da Escola EB2,3 de Cabreiros visitaram recentemente o Museu Militar do Porto e o Porto de Leixões.
As visitas foram realizadas no âmbito do Departamento de Ciências Humanas e Sociais e acabaram por tornarem-se muito proveitosas para os alunos bracarenses.
A visita ao Museu Militar do Porto, orientada pelo sargento-chefe David Caetano e pela guia Teresa Coelho, visou assinalar o centenário da participação de Portugal na I Guerra Mundial e permitiu aos alunos um contacto directo com memórias, vestígios e armamento diversificado sobre a 1.ª Guerra Mundial.

Os alunos ficaram ainda a conhecer um pouco melhor Guerra Colonial, o Liberalismo e a passagem da Monarquia à 1ª República. Os alunos visitaram a sala das miniaturas que revela as mudanças em tempo de guerra, desde a Antiguidade até aos nossos dias, mostrando, igualmente, a importância da cidade do Porto nos grandes acontecimentos político-militares durante mais de 100 é anos; o Parque que exibe algumas peças de Artilharia usadas pelo Exército Português, desde o séc. XVI até ao terceiro quartel do séc. XX e o Pavilhão de Armas, onde os alunos contactaram com armamento, equipamentos e outros artefactos militares dos Exércitos Portugueses, desde o séc. XVI até à Guerra Colonial (1961-1974).

No Porto de Leixões, os estudantes ficaram a saber que se trata do segundo maior porto artificial de Portugal, construído nos finais do século XIX, sendo a maior infra-estrutura portuária da região Norte de Portugal e uma das mais importantes do País. Representa 25 por cento do comércio internacional português e movimenta cerca de 14 milhões de toneladas de mercadorias por ano. Passam por Leixões cerca de três mil navios por ano e todo o tipo de cargas.
Os alunos passaram por alguns dos espaços turísticos da cidade do Porto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.