Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Alunos da ESCA partiram à descoberta do Românico
Dia Mundial da Água convida a desfrutar das Sete Fontes

Alunos da ESCA partiram à descoberta do Românico

Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

Alunos da ESCA partiram à descoberta do Românico

As Nossas Escolas

2022-04-06 às 12h23

Redacção Redacção

Numa viagem histórica, que recuou até à época fundacional de Portugal, meia centena de alunos da ESCA foram percorrer a Rota do Românico.

Citação

As turmas de Línguas e Humanidades do 10.º ano da Escola Secundária Carlos Amarante (ESCA) partiram, recentemente, à descoberta da Rota do Românico junto dos vales dos rios Sousa, Douro e Tâmega. Uma aventura que lhes permitiu recuar até à época da fundação da nacionalidade, da nobreza e das ordens religiosas na construção do território nacional.
Foi precisamente naqueles vales que as famílias senhoriais e ordens religiosas ajudaram a construir Portugal e é essa história que está inscrita em 58 monumentos românicos, erguidos entre os séculos XI e XIV, num conjunto de mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres senhoriais, distribuídos pelos concelhos de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

O grupo, constituído por 50 alunos das turmas O e P, acompanhados pelos professores Francisco Marinho, Ana Margarida Dias, Diogo Costa e Maria Isabel Cardoso, iniciou a visita pelo Centro de Interpretação do Românico (CIR), localizado em Lousada.
O projecto expositivo deste grande equipamento de divulgação do património histórico-cultural distingue-se pela arquitectura contemporânea, mas igualmente pelas múltiplas experiências interactivas proporcionadas pelos seus conteúdos museográficos.

O CIR é constituído por uma superfície expositiva de cerca de 650 metros quadrados, distribuídos por um amplo átrio central e por seis salas temáticas: Território e Formação de Portugal; Sociedade Medieval; O Românico; Os Construtores; Simbolismo e Cor; Os Monumentos ao longo dos Tempos.
Refira-se que esta visita de estudo de alunos da ESCA foi realizada no âmbito da disciplina de ‘História A’, no sentido de lhes proporcionar a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a História do país.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho