Correio do Minho

Braga,

Alunos da ESCA foram à descoberta do Românico
Candidatura do S. João de Braga a Património Cultural Imaterial “está no bom caminho”

Alunos da ESCA foram à descoberta do Românico

Plano de Investimentos nas Freguesias leva Benjamim Pereira a Belinho e Mar

As Nossas Escolas

2019-04-08 às 08h04

Redacção

Alunos do 10.º ano, das turmas O e P da Escola Carlos Amarante realizaram visita de estudo pela Rota do Românico.

No âmbito da disciplina de História A, os alunos do 10.º ano da Escola Secundária Carlos Amarante (ESCA) realizaram uma visita de estudo pela Rota do Românico.
Esta rota transportou os estudantes para a época da fundação da nacionalidade nos vales dos rios Sousa, Douro e Tâmega, e da nobreza e das ordens religiosas na construção do território nacional. Foi ali que famílias senhoriais e ordens religiosas ajudaram a construir Portugal, e é essa história que está inscrita em 58 monumentos românicos, erguidos entre os séc. XI e XIV, num conjunto de mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres senhoriais, distribuídos pelos concelhos de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

O grupo, constituído por 56 alunos das turmas O e P, acompanhados pelos professores Francisco Marinho, Goreti Mota, Emília Pereira, Ana Margarida Dias e Isabel Soares, iniciou a visita pelo Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.
O grupo seguiu para o Mosteiro de São Pedro de Ferreira, em Paços de Ferreira. O templo actualmente existente começa a ser construído em 1182, podendo identificar-se elementos de uma primeira igreja românica que terá sido construída entre finais do séc. XI e inícios do séc. XII.
Depois de um animado e reconfortante almoço/piquenique, a visita prosseguiu no Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, em Penafiel.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.