Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Alunos da ESCA fazem estágio em Valência
"Paisagens Inúteis" feitas de som, gesto, silêncio e contemplação são apresentadas a 22 de junho no CCVF

Alunos da ESCA fazem estágio em Valência

Cursos IPCA: ‘Enter the Void’ de regresso

Alunos da ESCA fazem estágio em Valência

As Nossas Escolas

2024-05-13 às 10h14

Redacção Redacção

Dez alunos da Escola Secundária Carlos Amarante estão a fazer estágio profissional, durante dois meses e meio, em empresas e institutos de Valência, na Espanha. Estudantes confessam que esta é uma experiência de vida única.

Citação

É Valência, Espanha, que a Escola Secundária Carlos Amarante (ESCA) está a proporcionar uma experiência única e enriquecedora a um grupo de 10 alunos do 12.º ano dos Cursos Profissionais Técnicos de Programador de Informática, de Electrónica, Automação e Comando, de Produção em Metalomecânica - Programação e Maquinação, e de Informática e Gestão.
Durante dois meses e meio, os alunos vão usufruir da oportunidade de aplicar e desenvolver as aprendizagens adquiridas ao longo dos três anos da sua formação académica, em três institutos e três empresas, com actividades compatíveis à sua formação. A iniciativa insere-se no projecto Erasmus+ KA121.

Neste estágio internacional, os alunos irão também aperfeiçoar competências relevantes ao nível da comunicação, das línguas estrangeiras, do vocabulário profissional, ter a oportunidade de conhecer e trabalhar com estudantes de diferentes nacionalidades, e, ainda, conhecer uma cultura diferente, não só em termos históricos, rituais, mas também gastronómicos e organizacionais.
“Esta experiência dar-lhes-á de certeza oportunidade de alargar os seus horizontes, estimular o seu crescimento pessoal, tornando-os pessoas mais flexíveis, tolerantes, com sentido de responsabilidade, autodescoberta, sensibilidade cultural e espírito de liberdade. Pelas expectativas iniciais dos nossos alunos podemos verificar isso mesmo”, refere a escola, em nota de imprensa.

“Estou bastante empolgado com este projecto de Erasmus. Vai ser uma oportunidade única de me desenvolver pessoalmente”, testemunha Paulo Oliveira, do 12º PM.
Já Alexandre Alves, do 12.º TPI considera que esta experiência vai contribuir para “todos voltarmos com uma mentalidade diferente”.
Também Gonçalo Alpoim, do 12.º TPI, espera que esta seja “uma experiência inesquecível”, pois estarão num país novo, desconhecido, com um grupo de amigos, longe dos pais, e na qual terão de adaptar a uma vida bastante diferente daquela a que estão habituados”.

Quanto aos estágios em formação de contexto de trabalhos todos referem que será uma oportunidade para adquirirem mais conhecimentos e proporcionar-lhes novas oportunidades no futuro.
Ainda, no âmbito deste projecto, dois professores realizaram a actividades em ‘Job Shadowing’. Estas actividades permitiram aos docentes desenvolver competências pessoais e profissionais, alargar a compreensão das práticas, políticas e dos sistemas educativos de outro país da União Europeia e conhecerem o funcionamento e as práticas pedagógicas de várias escolas que, tal como a ESCA, ministra cursos do ensino profissional.

“O estabelecimento de contactos com professores espanhóis foi uma mais-valia, pois puderam partilhar experiências, conhecimentos, metodologias, processos de avaliação, descobrir e partilhar pedagogias inclusivas no trabalho com turmas heterogéneas e planear o desenvolvimento de futuros projectos. Permitiu conhecer o mercado de trabalho local, futuras parcerias com empresas que já recebem alunos de vários países, dos cursos profissionais, para a realização da formação em contexto de trabalho”, testemunham.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho