Correio do Minho

Braga,

- +
Alunos aprendem técnicas jornalísticas para escrever notícias reais em Inglês
Até sempre, Neno

Alunos aprendem técnicas jornalísticas para escrever notícias reais em Inglês

João Afonso: “Espero recuperar o mais rápido possível para ajudar dentro de campo”

Alunos aprendem técnicas jornalísticas para escrever notícias reais em Inglês

Ensino

2021-06-06 às 08h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Escola Básica de São Victor, do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, os alunos do 4.º ano participam no projecto europeu eTwinning e aprendem técnicas jornalísticas para escrever notícias em Inglês que divulgam a região.

‘Braga e o Bom Jesus’ e o ‘Lobo Ibérico do Gerês’ foram os temas dos dois artigos noticiosos escritos em inglês pelos alunos da turma 4.1 da Escola Básica de São Victor, do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, publicados na revista online ‘NEWS’ do projecto N.E.W.S. - North East West South, inscrito na plataforma eTwinning - a maior comunidade de escolas da Europa que procura criar redes de trabalho colaborativo entre escolas europeias, recorrendo às Tecnologias de Comunicação e Informação, com o objectivo maior de desenvolver o ‘espírito de cidadania europeia’.
Fernanda Soares, professora de Inglês e responsável pela dinamização do projecto eTwinning N.E.W.S., explica que a estratégia de trabalhar a língua estrangeira através da produção de conteúdos noticiosos serviu de “grande motivação” para os alunos trabalharem em contexto de sala de aula.
“Este projecto serve, de facto, para motivar os alunos desde tenra idade para a aprendizagem de línguas estrangeiras através da escrita de notícias, sendo que neste caso, em específico, trabalhou-se o Inglês porque é a língua oficial do projecto”, indicou a docente’.
“A abordagem jornalística e a forma como os jornalistas trabalham, que incluiu uma entrevista a uma jornalista do jornal ‘Correio do Minho’, proporcionou aos alunos a prática da língua inglesa em contextos reais, desenvolvendo as suas competências linguísticas e também a sua competência intercultural, além de servir de estímulo ao trabalho de equipa”, sublinhou a professora de Inglês do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches.
“A entrevista realizada à jornalista permitiu aos alunos perceberem como é o dia-a-dia de um jornalista e quais as técnicas e meios que utiliza na sua actividade profissional e os alunos perceberam que a entrevista e a pesquisa de um determinado tema são essenciais para realizar um bom trabalho jornalístico”.
Ao todo, neste projecto europeu participaram alunos e professores de 12 países: Portugal, Albânia, Croácia, Espanha, França, Grécia, Itália, Moldávia, Polónia, Roménia, Turquia e Ucrânia - e todos trabalharam em cada escola neste projecto que teve como pano de fundo a actividade jornalística - cujas técnicas de entrevista e pesquisa os alunos também aprenderam e tiveram a oportunidade de colocar em prática nos artigos que escreveram dedicados aos seus contextos regionais.
“Depois de nos termos dedicado à escrita de dois artigos sobre ‘Braga e o Bom Jesus’ e sobre o ‘Lobo Ibérico no Gerês’, acabámos de lançar já este mês o terceiro artigo que está divulgado na revista online ‘NEWS’ e que é dedicado à questão do regresso dos alunos à escola após o confinamento obrigatório, devido à pandemia de Covid-19”, indicou a docente Fernanda Soares.
Refira-se que em todas as edições da revista NEWS foi formada uma parceria próxima com três escolas parceiras, que leram cuidadosamente os artigos e entrevistaram os “jornalistas”, elaborando perguntas sobre os seus artigos, e responderam avidamente às perguntas dos parceiros.
Como tarefa final, os alunos traduziram os três artigos para Português e criaram um vídeo em que leram os artigos, que, posteriormente, foram partilhados com os parceiros do projecto.
“Os alunos da turma 4.º1 estão de parabéns pela forma como acolheram este projecto com muito entusiasmo e dedicação. Esperam que no futuro surjam mais oportunidades para participarem em projectos eTwinning, que contribuem de forma decisiva para o seu crescimento enquanto cidadãos activos, responsáveis, críticos e tolerantes”, sublinhou, a propósito, Fernanda Soares.
A docente de Inglês indica que o director do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, Arlindo Sousa, é um entusiasta do desenvolvimento deste género de trabalhos no seio escolar e um grande impulsionador para os professores os levarem a cabo em contexto de sala de aula.
Para a professora Fernanda Soares, responsável pelo projecto eTwinning N.E.W.S. a iniciativa revelou-se uma nova abordagem didáctica que motiva para o ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras, utilizando contextos reais, como é o caso das técnicas jornalísticas, através das quais os alunos trabalharam os textos noticiosos que escreveram sobre a cidade de Braga e sobre a região.
“O projecto serviu de divulgação das nossas cidades, escolas e regiões, e, por outro lado, como ferramenta para trabalhar as competências tecnológicas dos alunos”, referiu a docente.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho