Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Aluno de Braga representa Portugal na Indonésia
Famalicão cria novas áreas de reabilitação urbana em Joane e no eixo Bairro-Delães

Aluno de Braga representa Portugal na Indonésia

Vila Verde: boa mesa, boa cama e um vasto património para conhecer

Braga

2015-04-19 às 06h00

Redacção

IVO GONÇALVES, aluno do Agrupamento de Escolas D. Maria II, vai representar Portugal na Final Mundial das Olimpíadas de Astronomia.

Ivo Gonçalves, aluno do 11.º ano da Escola Secundária D. Maria II, é um dos três apurados para a final mundial das Olimpíadas de Astronomia, evento que se realiza na cidade de Semarang (Java central), na Indonésia, de 26 de Julho a 4 de Agosto. Os finalistas foram apurados ontem, na final das Olimpíadas Nacionais de Astronomia, que reuniu os melhores alunos do país durante dois dias no CAUP — Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.
O Agrupamento de Escolas D. Maria II, de Braga, esteve representado por dois finalistas: Ivo Gonçalves (11.º Ano) e Manuel Brandão (10.º Ano).
Ivo Gonçalves foi um dos três apurados para a final mundial. Para além disso o aluno recebeu ainda um prémio especial por ter sido considerado pelo júri o melhor concorrente na componente prática e observacional.
As olimpíadas de 2015 mobilizaram, mais uma vez, os melhores alunos de Portugal nos domínios da Física e da Matemática para mostrar os seus conhecimentos em Astronomia.
A final começou no dia 17 (sexta-feira), às 16.45 horas, no CAUP na cidade do Porto. A primeira parte foi uma prova teórica avalia os conhecimentos teóricos em áreas da Astrofísica. A segunda parte realizou-se durante a noite até cerca das 23 horas, no planetário do Porto, com uma segunda prova que pôs à prova os conhecimentos práticos dos alunos na observação do céu.
O prémio foi anunciado ontem, numa sessão especial para o efeito. Os restantes alunos apurados para a final mundial são de Lisboa e de Mafra.
“Há alguns meses percebia pouco de astronomia. Tive que trabalhar muito e agora estou mesmo muito feliz. O meu gosto pelo desconhecido, o desafio e sobretudo preciosa ajuda do professor João Paulo Vieira, que coordena o Clube de Astronomia da nossa escola, foram o impulso que tornou possível este resultado. Agradeço por isso ao professor as muitas noitadas e as horas que dedicou à minha preparação. Agradeço ainda à professor Carlos Miranda que me ajudou a preparar a componente teórica”, afirmou Ivo Gonçalves.
“As provas de Astronomia são muito interessantes pelo facto de termos de dominar conceitos da Física, da Matemática e outros ao mesmo tempo. Trabalhar nesta área dá-nos uma melhor percepção da enormidade que existe por cima das nossas cabeças, possibilitando-nos perceber o funcionamento do universo. Por outro lado foi também, para mim, uma excelente oportunidade competir ao lado dos melhores alunos de Portugal e agora vou poder competir com os melhores do mundo. Espero que, no próximo ano, os meus colegas participem também neste evento”, sublinhou ainda o aluno.
Em paralelo foram realizadas também, no Departamento de Física da Universidade do Porto, as Olimpíadas Nacionais de Física. Nesta competição, os alunos Manuel Brandão e Joana Fernandes representaram o Agrupamento D. Maria II. Também nesta prova o agrupamento este muito bem representado tendo o aluno Manuel Brandão do 10.º ano sido apurado para a final nacional.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.