Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Aluna do Politécnico de Viana do Castelo cria projeto piloto para acolher os sem abrigo
BragaHabit cria solução inovadora

Aluna do Politécnico de Viana do Castelo cria projeto piloto para acolher os sem abrigo

‘Valença Family Party’ oferece mais de 30 actividades de animação

Aluna do Politécnico de Viana do Castelo cria projeto piloto para acolher os sem abrigo

Ensino

2022-06-22 às 16h15

Redacção Redacção

Grupo de Trabalho de Design da Escola Superior de Tecnologia e Gestão já reuniu com Município, Associação Empresarial e Gabinete de Atendimento à Família de Viana do Castelo

Citação

Bruna Freire, aluna de mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), está a criar um Espaço-Abrigo para os sem abrigo. A aluna está “entusiasmada” com o projeto piloto, que espera ter concluído até ao final do ano e que gostava de ver implementado numa primeira fase em Viana do Castelo. “Queremos chegar a todos os sem abrigo”, justifica Bruna Freire, que espera agora por financiamento. “Trata-se de um espaço que tem como principal objetivo dignificar a vida dos sem abrigo, mas que não tem regras nem horários”, explica, entretanto, o coordenador do curso em Licenciatura de Design de Ambientes, Manuel Rivas.

A tese de mestrado da aluna da ESTG-IPVC já foi apresentada durante uma reunião conjunta com os possíveis parceiros do projeto Espaço-Abrigo. Esta tese tem a sua origem numa ideia de criar um “espaço digno” para as pessoas sem abrigo da cidade de Viana do Castelo e que foi proposta pelo Grupo de Trabalho em Design, constituído pelos docentes da ESTG-IPVC Liliana Soares, Ermanno Aparo, Jorge Teixeira, Rui Cavaleiro e Manuel Rivas.

A ideia foi apresentada inicialmente de forma individual a várias instituições da cidade e numa segunda fase foi realizada uma reunião conjunta onde estiveram presentes a vereadora da Coesão Social, Habitação, Juventude e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges, o presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo, Manuel Cunha Júnior, e a representante do Gabinete de Atendimento à Família (GAF), Cláudia Marinho. Da ESTG-IPVC, para além dos elementos do Grupo de Trabalho em Design também participou a Unidade de Gestão de Projetos.

Trata-se de um projeto “muito interessante” e estará concluído até o final do ano, assegura o coordenador do curso. A “grande diferença” entre os espaços já existentes e este projeto piloto é que “não se pretende fidelizar as pessoas, muito menos ter regras e horários de entrada”, argumenta ainda o docente, referindo que a ideia “é dignificar a vida dos sem abrigo, dando-lhes uma espaço para dormir e tomar um banho”.

Outra das vantagens deste espaço passará por ser autossustentável em termos ambientais.

Bruna Freire está “entusiasmada” com o projeto, estando “numa fase de modelação, criação de protótipos e escolha de materiais”, adianta. A aluna de mestrado espera que o projeto piloto “passe o período de testes para se perceber se é viável e se o público-alvo o aprova”, sublinha a aluna, revelando que será um dormitório com espaços individuais com quarto e casa de banho. “Acompanhei a visita de trabalho do GAF e falei com os sem abrigo para perceber as dificuldades que tinham”, conta Bruna Freire, que considera a informação recolhida “fundamental” para o trabalho que vai desenvolver.



Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho