Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Aluna do Dom Diogo conquista 2.º lugar nas Olimpíadas da Biologia
Cáritas promove duas semanas de voluntariado social jovem

Aluna do Dom Diogo conquista 2.º lugar nas Olimpíadas da Biologia

Município de Viana investe 7,1 milhões na compra de autocarros eléctricos

Aluna do Dom Diogo conquista 2.º lugar nas Olimpíadas da Biologia

Ensino

2024-06-23 às 12h31

Redacção Redacção

Marta Santiago Antunes, aluna 12.º ano no Colégio Dom Diogo de Sousa, ficou em 2.º lugar na final nacional das Olimpíadas da Biologia 2024. Está apurada para a edição internacional das Olimpíadas.

Citação

Marta Santiago Antunes, estudante do 12.º ano no Colégio Dom Diogo de Sousa, conquistou o 2.º lugar na final nacional das Olimpíadas da Biologia 2024. Já no ano lectivo transacto, a aluna tinha sido premiada pelo facto de ter conseguido um lugar no grupo dos dez melhores alunos do 11.º ano.
A classificação da aluna, no presente ano lectivo, permite-lhe o apuramento para a edição das Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBO) 2024, considerada a competição mais importante de Biologia para jovens, a nível mundial. Nestas olimpíadas, pretende-se valorizar a paixão e a curiosidade pelas ciências da vida; identificar alunos de excelência; apoiar futuras carreiras na área da Biologia; facultar a cooperação entre alunos nacionais e internacionais, assim como o interculturalismo, juntando alunos de dezenas de nacionalidades numa mesma competição e, por fim, a definição de novas linhas educacionais para os alunos com vocação científica nesta área.

A edição das IBO 2024 decorrerá em Astana, no Cazaquistão, entre 7 e 14 de Julho. Marta Antunes irá, assim, representar o seu país, Portugal, e a sua escola, o Colégio Dom Diogo de Sousa. Nesta edição das IBO, participarão 78 países e prevê-se a presença de quase 300 participantes, incluindo os 4 alunos portugueses apurados, que integram a Comitiva Portuguesa.

No momento, a aluna encontra-se em fase de preparação para as provas das IBO, antes da partida para o Cazaquistão. Esta preparação integra sessões online e sessões presenciais que decorreram em Oeiras, no final do mês de Maio, em diversos institutos e faculdades.
“Este feito inédito na história do Colégio Dom Diogo de Sousa comprova a enorme qualidade de estudantes do colégio e, mais precisamente, da Marta Antunes. Quem partilha a sala de aula com a aluna reconhece nela a enorme paixão pelas Ciências, nomeadamente pela Biologia, e a vontade de querer ir mais longe, aceitando novos desafios”, destaca o colégio, em nota à imprensa.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho