Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Alto Minho renova certificação europeia de destino sustentável
Mimos para o primeiro doce do ano

Alto Minho renova certificação europeia de destino sustentável

Concurso Nacional de Teatro – Ruy de Carvalho eleva Póvoa de Lanhoso a capital do teatro

Alto Minho renova certificação europeia de destino sustentável

Alto Minho

2022-12-03 às 06h00

Redacção Redacção

No dia de ontem, o Alto Minho viu renovada no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a certificação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), promovida pela CIM Alto Minho.

Citação

O Alto Minho recebeu ontem no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a renovação da certificação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho). Recorde-se que a renovação deste certificado tinha sido desenvolvida ao abrigo do projeto ‘Aldeias do Alto Minho - Walking & Cycling’, que foi apoiado pelo Turismo de Portugal no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, tendo sido aprovada pela Comissão de Avaliação da Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais - Federação EUROPARC, aquando da respectiva reunião datada de 17 de Dezembro de 2021.
Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, “este reconhecimento é o corolário de um profícuo trabalho que envolveu actores locais, públicos e privados, e que valoriza um território único e dotado de uma cultura e de uma identidade muito próprias”. “Estamos certos de que é mais um contributo, muito forte, para tornar esta região cada vez mais sustentável e diferenciada, para desenvolver a economia local e, naturalmente, para atrair ainda mais visitantes para o Alto Minho”, reconhece Manoel Batista.
Refira-se que a realização deste trabalho culminou com a apresentação do dossier de reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho (CETS AM), com enfoque para a Estratégia de Desenvolvimento Turístico Sustentável e para o Plano de Acção para o período 2021-2024, a 31 de Maio de 2021, no Cineteatro de Vila Nova de Cerveira, no decurso da reunião do Fórum Permanente de Turismo Sustentável.
Submetido em Maio de 2021, o processo de reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho foi posteriormente analisado, tendo sido proposta a renovação do certificado em Outubro do mesmo ano, na sequência de uma visita de um auditor da Federação EUROPARC ao Alto Minho.
A celebração da renovação deste galardão europeu decorreu ontem, no Parlamento Europeu, aquando da ECST & STAR Award Ceremony 2022, na qual o território do Alto Minho esteve representado, e que, pela primeira vez, para além de celebrar o sucesso dos destinos sustentáveis premiou empresas que neles operam. Assim, na qualidade de promotor da CETS do Alto Minho, a CIM Alto Minho recebeu o galardão de destino sustentável referente ao território, enquanto que a Exploreiberia, marca comercial da Elos da Monta- nha, recebeu o reconhecimento STAR Awards - Building my Community, pelo trabalho que, quer individualmente, quer em parceria, tem vindo a desenvolver no território do Alto Minho em prol do turismo sustentável.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho