Correio do Minho

Braga,

- +
Altice acolhe cientistas europeus
Fama perdulário tropeça no Algarve

Altice acolhe cientistas europeus

Esposende: Benjamim Pereira garante apoio contínuo às instituições de solidariedade social

Altice acolhe cientistas europeus

Braga

2023-09-30 às 11h00

Fábio Moreira Fábio Moreira

‘Noite Europeia dos Investigadores’ decorreu durante o dia de ontem nas instalações do Altice Forum Braga. Mais de 400 investigadores estiveram presentes nesta autêntica ‘festa da ciência’, que contou com cerca de 77 actividades gratuitas.

Citação

O Altice Forum Braga acolheu ontem a ‘Noite Europeia dos Investigadores’, promovendo cerca de 77 actividades gratuitas para miúdos e graúdos descobrirem a arte da ciência. A iniciativa, a cargo da Escola de Ciências da Universidade do Minho, juntou mais de 400 investigadores científicos no maior recinto bracarense.
Entre as 16 horas e a meia-noite, os visitantes puderam ver as várias inovações recentes criadas pelos estudantes universitários bracarenses. Esta ‘festa da ciência’ incluiu ainda várias experiências interactivas, um ‘quizz’ sobre flores nativas, demonstrações e ‘workshops’, onde foram cruzadas diferentes áreas como a Biologia, Física, Geologia, Matemática, Optometria, Química, Saúde, Biotecnologia, Têxteis e Psicologia.
Esta iniciativa contou ainda com uma mostra de ciência com 24 projectos de escolas básicas e secundárias de municípios como Amarante, Braga, Barcelos, Esposende, Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Vila Verde.
“As pessoas vão interagir directamente com quem investiga e esclarecer dúvidas sobre as questões como alterações climáticas e inteligência artificial; na prática, estamos a democratizar o conhecimento, a valorizar a ciência no dia-a-dia de cada um e a inspirar os jovens a seguir estas áreas, ajudando-nos a dar respostas para um mundo mais sustentável e inclusivo”, apontou Hernâni Gerós, vice-presidente da ECUM.
A ‘Noite Europeia dos Investigadores’ será celebrada em 26 países, incluindo Portugal. A iniciativa promete uma panóplia de actividades em cidades como Braga, Coimbra, Lisboa e Évora. Esta iniciativa nasceu no ano de 2005, pelas mão da Comissão Europeia. A Escola de Ciências da Universidade do Minho participa na ‘Noite Europeia dos Investigadores’ há cerca de 12 anos, estando integrada no consórcio SCIEVER, que, por sua vez, é financiado pelas ‘Acções Marie Curie’ do ‘Programa Horizonte Europa’ e junta ainda as universidades de Lisboa, Coimbra, Évora, Nova de Lisboa, INL, ISCTE, Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Estoril e ainda a Câmara Municipal de Lisboa.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho