Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Alojamento e diversões são carências maiores
'Cinema na Vinha' da região dos vinhos verdes propõe viagem pelos sentidos

Alojamento e diversões são carências maiores

Exposição antológica “Dias de Verão” explora o ativismo de Ana Vidigal

Alojamento e diversões são carências maiores

Alto Minho

2025-05-22 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

Henrique Maciel, presidente da Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, aponta o alojamento e as diversões como necessidades mais relevantes dos alunos

Citação

Alojamento é uma das questões que mais preocupam estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, disse ao Correio do Minho Henrique Maciel, presidente da Federação Académica daquele estabelecimento de ensino, vincando que “mais de metade são deslocados”.
O dirigente aponta ainda “a vida académica em Viana, que não existe, e que os estudantes se queixam um pouco, porque se querem divertir ao longo das suas semanas, quando estão em fase de exames, ou mesmo com os seus colegas”.
“Precisam um bocadinho mais de discotecas, mesmo bares, e de coisas para também poderem se divertir”, salienta.
Adiante, refere a questão dos transportes: “nós temos aqui uma central de camionagem, e uma estação de comboios, mas, como sabemos, as próprias greves da CP são muito recorrentes, o que faz com que os estudantes, muitas vezes, tenham que voltar para fazer a exames, ou às aulas, os estudantes colocados, pois a maior parte dos nossos estudantes (não lhe sei dizer a percentagem total), mas bem mais do que metade dos nossos estudantes são deslocados e precisam desse transporte”.
Segundo Henrique Maciel, um dos outros problemas é a relação com a propina: “ cada vez a vida está mais cara e como as rendas também são mais caras, o transporte o mesmo, acaba por o dinheiro da propina não ter sido elevado ao longo dos últimos anos, mas sim, dado ao custo de vida e aos salários serem os mesmos no que toca, ao que eles recebem, ao que os próprios pais lhes dão, porque muitos deles não têm rendimentos, fazem com que a propina também seja um problema”.
Sobre a empregabilidade, diz não haver problema.
“Este Instituto forma muitos excelentes profissionais, em todas as áreas; claro que nem em todas as áreas é tão fácil arranjar emprego”, observa, vincando que aqui em Viana temos a fama de ser pessoas com vontade, com missão, e também com o sentido de procurar cada vez mais”, assegura.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho