Correio do Minho

Braga,

- +
Alfacoop ensina fora da sala de aula de aula
Mil alunos em campeonato de cálculo mental

Alfacoop ensina fora da sala de aula de aula

Fama fez história e ergueu a Taça

Alfacoop ensina fora da sala de aula de aula

Ensino

2023-03-22 às 13h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Educação 5.0 está em desenvolvimento no Colégio Alfacoop. Ontem foi dia de apresentação de resultados desta metodologia inovadora.

Citação

Porque “a sala de aula não está reduzida a quatro paredes’, o Colégio Alfacoop, em Ruílhe, acolheu, ontem à tarde, a apresentação pública de trabalhos de pesquisa realizados por alunos do 4.º ano de escolaridade, com recurso à metodologia ‘project quest’, implementado no âmbito do projecto Educação 5.0. Amanhã, idêntica sessão realiza-se para os alunos do 3.º ano de escolaridade que frequentam aquele estabelecimento de ensino cooperativo.
O Educação 5.0 é um modelo de educação que assenta em conceitos-chave como tecnologia, espaço, pedagogia, emoção e envolvimento, sendo o aluno o centro doo processo de ensino e a integração das novas tecnologia no espaço escolar entendida como prioridade.
Carla Estevão, directora pedagógica do Colégio Alfacoop, adiantou ao Correio do Minho que, com o Educação 5.0, “os alunos sabem que o computador não serve só para jogar, é também um instrumento para aprender”.
A directora pedagógica faz uma avaliação muito positiva do projecto iniciado há dois anos com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e que aposta na tecnologia “não como substituta, mas complementar dos materiais lectivos”.
A implementação de ‘Educação 5.0’ passa pela atribuição de um computador a cada aluno envolvido, equipamento que o vai acompanhar até ao final do seu percurso académico no Colégio Alfacoop, ou seja, até ao 12.º ano de escolaridade.
Abrangendo já alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, o propósito é envolver todos, de forma progressiva, neste modelo pedagógico, assumido como bandeira pelo Colégio Alfacoop.
Lília Cunha, uma das docentes que coordenou a aplicação da tecnologia ‘Project Quest’, relevou o facto de as apresentações terem sido feitas em Português e Inglês, tendo o trabalho de investigação e preparação das mesmas em suportes multimédia ter estimulado o trabalho de equipa, a educação emocional e as técnicas de comunicação.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho