Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Alerta amarelo persiste até amanhã devido às altas temperaturas
Quase todos os minhotos apurados na Taça de Portugal

Alerta amarelo persiste até amanhã devido às altas temperaturas

Esposende: Benjamim Pereira entregou Bolsas de Estudo do Município a trinta estudantes

Alerta amarelo persiste até amanhã devido  às altas temperaturas

Casos do Dia

2024-08-09 às 06h00

Redacção Redacção

Braga mantém-se sob aviso amarelo meteorológico até amanhã. Para domingo está prevista descida significativa da temperatura máxima.

Citação

O delegado de Saúde do concelho de Braga, João Manuel Cruz, confirmou o ‘alerta amarelo’ para tempo quente no dia de hoje, pelo que se mantém o Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde – Verão 2024 da Unidade Local de Saúde de Braga.
A maioria dos distritos de Portugal continental, entre os quais Braga, mantêm-se com ‘aviso amarelo’, por causa das altas temperaturas.
O ‘aviso amarelo’, que se prolonga no distrito de Braga até sábado, é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosferan (IPMA) sempre que há uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
No dia de hoje, Braga deve re-gistar uma temperatura máxima de 38º. No domingo, a temperatura máxima do ar será de 37º, antes de uma quebra significativa para os 29º no domingo, dia 11 de Agosto.
Face à persistência das altas temperaturas, as autoridades de Saúde e de Protecção Civil fazem algumas recomendações à população, nomeadanente o aumento da ingestão de água até pelo menos 1,5 litros/dia, ou seja, o equivalente a oito copos.
Aplicar protector solar com factor superior a 30 a cada duas horas é outra das recomendações, a par do uso do chapéu e roupas claras, largas e frescas.
No actual quadro meteorológico, a população deve optar pela ingestão de refeições leves e frescas e refrescar-se com água ao longo do dia.
Evitar a exposição directa ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas e procurar locais à sombra e climatizados são outros do conselhos a seguir nestes dias.
As autoridades de Saúde alertam para o cumprimento rigoroso destas regras pelos grupos mais vulneráveis, como sejam as crianças, idosos e os doentes crónicos.
A actual vaga de calor deve-se a “um anticiclone localizado a norte dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, promovendo uma circulação que vai originar uma subida de temperatura”, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho