Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Agrupamentos reconhecem “impacto educativo” do Centurium
Fim-de-Semana Gastronómico de Viana do Castelo de 22 a 24 de Março

Agrupamentos reconhecem “impacto educativo” do Centurium

Quadros bíblicos são “marca identitária” dos Passos de Celeirós

Agrupamentos reconhecem “impacto educativo” do Centurium

As Nossas Escolas

2020-10-06 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

São onze os agrupamentos de escolas do concelho de Braga que este ano lectivo vão ‘abraçam’ o Centurium. Programa educativo ganha “grande eficácia” graças ao apoio do Município de Braga.

Citação

Depois do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e dos agrupamentos de escolas Carlos Amarante, D. Maria II e Francisco Sanches, este ano lectivo mais sete agrupamentos do concelho ‘abraçaram’ o Centurium - programa educativo, faltando dizer ‘sim’ os agrupamentos Trigal Santa Maria e Braga Oeste. “Os directores dos agrupamentos de escolas do concelho estão muito atentos ao desenrolar do Centurium e reconhecem, pela partilha das escolas que já estão a implementar o programa educativo, o seu grande impacto educativo”, aplaudiu o mentor do Centurium, Paulo Morais, referindo que “já se passou a abordagem de escola a escola para todo o agrupamento”.

No final de um ciclo de três anos, conseguiu-se perceber que o Centurium - programa educativo “gera mecanismos próprios e autonomia dentro do contexto educativo”, constatou Paulo Morais, admitindo que “esta solicitação dos agrupamentos é a confirmação do excelente trabalho que tem sido feito pelos parceiros, com destaque para o Município de Braga”.
O Centurium, enquanto programa educativo na sua essência, “ganha grande eficácia com o apoio do Município de Braga”, que tem três momentos em que apoia.

A disponibilização dos materiais para que os professores possam desencadear todo o processo no contexto sala de aula é um dos “momentos mais importantes” de todo este processo.
Para além disso, continuou o também professor de Matemática, o Município de Braga suporta as acções de formação e capacitação dos professores, facilitando os recursos.
Em terceiro surgem os torneios de jogos romanos de tabuleiro também são pelas mãos do município.
“A eficácia do Centurium deve-se à conjugação dos parceiros. Aqui entram ainda para o sucesso do programa educativo os agrupamentos de escolas, o Museu D. Digo de Sousa, os centros de formação e, claro, a estrutura do Centurium”, referiu Paulo Morais, acreditando que “tudo isto conjugado permite que o programa tenha um impacto educativo muito positivo”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho