Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Agrupamento Francisco Sanches inaugura novo ‘Estúdio’ para aprendizagens inovadoras
Senhor dos Passos encontra Maria na Grandiosa Procissão de Crespos

Agrupamento Francisco Sanches inaugura novo ‘Estúdio’ para aprendizagens inovadoras

Senhor dos Passos de Real com o brilho e a dignidade de sempre

Agrupamento Francisco Sanches inaugura novo ‘Estúdio’ para aprendizagens inovadoras

As Nossas Escolas

2019-09-10 às 11h37

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

O Estúdio de Aprendizagem é uma nova sala cheia de tecnologias digitais para motivar os alunos a desenvolver projectos que potenciem competências diversas e a sua criatividade. É mais uma aposta diferenciadora do Agrupamento Francisco Sanches.

Citação

O Agrupamento Dr. Francisco Sanches inaugurou, ontem, o seu Estúdio de Aprendizagem - uma sala inovadora, que potencia a flexibilidade de aprendizagem com recurso às tecnologias digitais. O projecto, que recebeu um investimento de 22,5 mil euros, e só foi possível pela via do Orçamento Participativo Escolar, promovido pela Câmara de Braga, e com o apoio da Junta de Freguesia de São Victor.
“É muito bom começar o novo ano lectivo, que traz sempre problemas e constrangimentos, com esta inauguração e entusiasmo de todos. É um bálsamo para que o novo ano lectivo seja muito proveitoso e decorra com enorme sucesso”, assinalou a vereadora da Cultura da autarquia bracarense, Lídia Brás Dias. “Ver este projecto concretizado é uma enorme alegria”, assumiu.

A autarca fez questão de frisar de que estes projectos só acontecem porque os professores se empenham muito para que eles se concretizem, com a “ajuda” do Município de Braga e também da junta local.
“O Orçamento Participativo Escolar é isto: dá a possibilidade às escolas de realizar algo e de capacitá-las com materiais e outro tipo de investimentos que fazem sentido no ensino”, sublinhou a responsável, elogiando a EB 2,3 Dr. Francisco Sanches como “uma escola aberta à comunidade, com muitas parcerias e iniciativas e que nos enche de orgulho a todos”.
Considerando que o concelho de Braga ainda não está “no patamar” que gostaria, Lídia Brás Dias pediu a ajuda de “todos” para se continuar o bom trabalho na Educação e, aproveitando o facto de estarem presentes nesta inauguração praticamente todos os directores de outros agrupamentos, sugeriu que o Estúdio de Aprendizagem da Francisco Sanches seja um projecto a replicar em outras escolas.

Jorge Amado, director do Agrupamento Dr. Francisco Sanches, confessou o seu “orgulho” nesta sala inovadora, que tem como principal missão cativar os alunos para novas aprendizagens.
“Mais do que um orgulho, é um princípio”, asseverou o docente. “Depois de termos inaugurado no ano passado uma Sala Multifunções, disponibilizamos agora a toda a comunidade este Estúdio de Aprendizagem, com todas as tecnologias ao dispôr, e que pretende motivar os alunos a uma aprendizagem diferente da tradicional, sem lhe impôr nada, mas que se sintam impulsionados a encontrar soluções para os problemas que encontrarem nos seu projectos, potenciando as suas competências e espírito criativo”.

Apontando para uma escola que se assume cada vez mais pela “qualidade”, Jorge Amado recorda que há 15 anos, quando chegou à escola a realidade era bem diferente. “Hoje somos uma escola de sucesso, não há indisciplina, o abandono não existe e o absentismo é praticamente inexistente, precisamente porque criámos ambientes inovadores, como este Estúdio”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho