Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso recebeu Selo de Qualidade Europeu
Jornal Maria da Fonte mais perto de ser Património Cultural da Humanidade

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso recebeu Selo de Qualidade Europeu

Cristina Branco actua sábado no Theatro Circo

As Nossas Escolas

2017-12-26 às 20h30

Redacção

O Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso (AEPL) recebeu um Selo de Qualidade Europeu por um projecto eTwinning / Erasmus + que desenvolveu.

O Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso (AEPL) recebeu um Selo de Qualidade Europeu por um projecto eTwinning / Erasmus + que desenvolveu.

O projeto Education for a Sustainable Consumption (ESC), a global challenge foi um projeto eTwinning / Erasmus + desenvolvido no Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso (AEPL) em colaboração com escolas de seis países: Espanha, França (Ilha de Reunião), Hungria, Itália, Roménia e Turquia.

Este projecto tinha como objectivo contribuir para que as crianças e jovens envolvidos compreendessem que existem problemas de sustentabilidade que afectam o planeta e, também, a sociedade humana. Procurou-se desenvolver competências que conduzissem a uma atitude proativa no que respeita ao consumo sustentável para se evitarem ou, pelo menos, mitigarem parte desses problemas.

Quando se é capaz de gerir adequadamente o orçamento familiar, se faz uma escolha criteriosa dos produtos a comprar, se opta por reduzir os resíduos, reciclar, reaproveitar, poupar água, escolher alimentos produzidos de forma sustentável e, ainda, quando se tem sentido crítico em ralação a tantas atrocidades ambientais em prol da ganância de grupos económicos fortes com técnicas de publicidade agressiva e enganosa para promover o consumo a qualquer custo, pode-se dizer que o “ESC, a global challenge” deixou uma boa herança. Enfim, formar cidadãos interventivos e responsáveis foi o que se pretendeu com mais este projecto do AEPL.

Os coordenadores do projecto, em cada um dos países, foram galardoados com o Selo de Qualidade Europeu no âmbito do projecto eTwinning, a comunidade de professores da Europa, tendo no AEPL essa distinção sido atribuída aos professores José Braga, Teresa Lacerda e Cristina Santos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.