Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Agrupamento de Celeirós distingue excelências e demonstra talentos
Uma queda na chegada à meta

Agrupamento de Celeirós distingue excelências e demonstra talentos

Oficializada a empreitada da “Ecovia de Souto – 1ª Fase”

Agrupamento de Celeirós distingue excelências e demonstra talentos

As Nossas Escolas

2023-03-17 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

Estudantes apresentaram cerimónia, declamaram Pessoa, tocaram Mozart e chamaram ao palco colegas que se distinguiram pelo desempenho académico ou cívico.

Citação

O Agrupamento de Escolas de Celeirós, Braga, distinguiu, na noite de quarta-feira, 182 alunos com os prémios ‘Excelência’, ‘Mérito’ e ‘Valor’, referentes ao ano lectivo 2021/22.
No auditório do Altice Fórum cheio, os presidentes da Câmara de Braga e das juntas de freguesia do agrupamento assistiram a uma demonstração de talentos e de competências de comunicação em público.
Alunos fizeram a apresentação da cerimónia; outros actuaram em números de circo e de ginástica, tocaram Mozart, interpretaram teatro, uma canção de Fernando Daniel e um minueto de Mozart.
A directora do agrupamento, Célia Simões, realçou, em breve intervenção, “o papel essencial” das famílias, dos docentes e dos não docentes, bem como das actividades extra-curriculares e dos projectos em curso naqueles estabelecimentos. “A escola é mais do que o currículo; o desporto, a cultura e as artes são fundamentais”, vincou.

Em declarações ao Correio do Minho, Célia Simões explicou que os prémios ‘Valor’ são atribuídos a estudantes que se evidenciem pelas suas acções com sentido cívico e humanitário.
Os prémios ‘Excelência’ galardoam os que obtenham médias iguais ou superiores a 4,8 e os prémios ‘Mérito’ os de média igual ou superior a 4.
Para que o espectáculo tenha funcionado sem falhas, houve ensaios, com envolvimento de professores e outros “para além do horário de trabalho, com dedicação e espírito de missão”.
Mas a preparação começou antes. Em Outubro, a direcção fez chegar aos estudantes que tivessem interesse em mostrar os seus talentos, a oportunidade de se inscreverem, por mail. O fluxo de inscrições superou as possibilidades. Tendo em conta os limites de tempo, “ficaria desproporcionado”, observou a directora.

Mas os que não actuaram desta vez ficam “em agenda” para a próxima cerimónia, adiantou.
Ao palco subiram também os envolvidos em projectos artísticos e desportivos do agrupamento, em alguns casos ainda em fase de arranque. Para o 1.º Ciclo, o Agrupamento de Escolas de Celeirós tem em desenvolvimento no âmbito das actividades extracurriculares o Play Project, da Educlik, com patinagem, percussão, ginástica, trompete e trombone
Para o pré-primário, 1.º, 2º e 3.º Ciclos, o Clube de Ciência Viva, onde se descobre Ciência, Robótica e Astronomia e ainda o Projecto Ecoescolas.

Para o 2.º e 3.º Ciclos estão em curso o Clube do Desporto Escolar (patinagem, voleibol, futsal, desporto adaptado e desporto sobre rodas); há ainda Clube de Xadrez; Oficinas de Teatro TinBra; Oficinas de Música – Projecto Fi-Bra - Protocolo com a Casa do Professor.
Acrescem: Projecto Cool Tour - Parceria com o Projecto Homem; Projecto Equilibrium Social Circus - Parceria com o Projecto Homem; Projecto Centurium; Ensino de Mandarim - UM - Instituto Confúcio e CMB; Projecto Teach for Portugal, que dinamiza, entre outros, os Intervalos Activos e os Jovens Voluntários;? Projectos eTwinning e Erasmus; Curso do Ensino Articulado de Teatro, aberto desde o ano transacto.

De vários destes projectos se viram demonstrações na cerimónia de prémios. Mas o agrupamento tem mais: nos 1.º e 2.º Ciclos há projectos de Promoção da Leitura: ‘Todos juntos podemos ler;’ e ‘Escola a Ler’ Clubes de Leitura e Diário de Escritas.
Para todos os ciclos há o Plano Escola Sem Bullying. Escola sem Violência; o Programa de Educação para a Saúde e o Plano Nacional de Cinema. Ainda em declarações que nos prestou, Célia Simões destacou haver projectos em que na cidade de Braga este agrupamento “é “único”.
Por outro lado, apontou o caso do Teach for Portugal, para desenvolvimento de lideranças que decorre com recurso a uma plataforma informática e ao qual a Escola Básica de Celeirós aderiu de modo a mitigar o facto de ser, relativamente à cidade de Braga, “uma escola de periferia”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho