Correio do Minho

Braga,

- +
Agrupamento Braga Oeste juntou-se em Feira de S. Martinho
Mundial de Maratonas de 2022 e Museu na agenda do Náutico de Ponte de Lima

Agrupamento Braga Oeste juntou-se em Feira de S. Martinho

‘Feira dos Vinte’ reúne tradições e gastronomia na vila de Prado

Agrupamento Braga Oeste juntou-se em Feira de S. Martinho

As Nossas Escolas

2019-11-12 às 13h55

Redacção Redacção

A tradicional Feira de S. Martinho do Agrupamento realizou-se, mais uma vez, juntando toda a comunidade educativa. O tempo aqueceu e ajudou o evento de cariz solidário.

A tradicional ‘Feira de S. Martinho’ do Agrupamento de Escolas de Braga Oeste realizou-se na manhã da passada sexta-feira, na Escola Básica de Braga Oeste, em Cabreiros. A ausência de chuva e o ‘Verão de S. Martinho’ permitiram que a feira registasse uma grande afluência de público.

Esta feira tem por objectivo “manter vivas as tradições, usos e costumes do Minho”, divulgando a música e a gastronomia da região, mas assume-se também como um evento solidário, no qual toda a comunidade educativa se envolve, afincadamente, e que atrai sempre um número bastante elevado de visitantes, oriundos de várias freguesias que integram o agrupamento. “Este ano, como habitualmente, a feira foi bastante animada, oferecendo uma enorme variedade de produtos a preços bastante convidativos”, refere fonte do agrupamento.
Pais, encarregados de educação, avós e outros familiares, ex-professores, ex-alunos e moradores das freguesias abrangidas pelo agrupamento, acorreram a Cabreiros, à escola sede, para fazerem as suas compras, ajudando os alunos a patrocinarem as suas actividades.

Vários produtos agrícolas, mas também livros, bijuterias, produtos têxteis, reciclados, fruta variada e os incontornáveis doces: mel, compotas, marmelada, gomas e rebuçados e muitas variedades de bolos caseiros confecionados pelos pais dos alunos, a par dos célebres crepes, bifanas e cachorros quentes, foram vendidos nas bancas, organizadas cuidadosamente pelas turmas dos vários níveis de ensino, com a colaboração de Associações de Pais/ Encarregados de Educação e Juntas de Freguesia, as escolas e jardins-de-infância e associações culturais e recreativas locais, uma vez que se procura incentivar o envolvimento e participação de toda a comunidade educativa.
O certame foi animado com várias actividades, de carácter lúdico, que passaram pela realização de jogos tradicionais e pela dinamização de uma discoteca improvisada, onde os alunos e os visitantes se puderam divertir.
Ângelo Morgado, a Mara Costa e a Rita Amorim, ex-alunos já todos licenciados, “esta feira é uma das actividades mais importantes da escola e é sempre bom voltar para reviver memórias”. A presidente da Associação de Pais da Escola EB1 de Cabreiros, Paula Lopes, sublinhou “o empenho” dos pais na realização do evento, que juntou toda a comunidade educativa.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.