Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Agrupamento Alberto Sampaio aposta no ensino da filosofia
Carlos Pinto é o novo técnico do FC Famalicão

Agrupamento Alberto Sampaio aposta no ensino da filosofia

Póvoa de Lanhoso celebra o São José

Ensino

2014-10-09 às 09h16

Marta Amaral Caldeira

As vantagens da filosofia são muitas e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio acaba de assinar, por isso, um protocolo com a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática para o seu ensino.

A filosofia prática vai ser uma das disciplinas que o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio vai disponibilizar já no próximo ano lectivo enquanto Actividade de Enriquecimento Curricular (AEC). A novidade foi lançada ontem, durante a assinatura de um protocolo entre o agrupamento e a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática - que visa leccionar a disciplina desde tenra idade, potenciando as capacidades dos alunos.
Workshops, colóquios e cafés filosóficos são algumas das iniciativas que a associação se compromete a realizar, tendo como público-alvo os professores, mas também os pais e encarregados de educação e outros agentes da comunidade educativa. Outra das vertentes deste protocolo assenta na formação contínua dos docentes do agrupamento nas áreas de Filosofia e da Ética e Deontologia Profissional.
João Andrade, director do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, assinala a importância deste protocolo, considerando que a filosofia é uma disciplina que tem que começar a ser ensinada mais cedo e não apenas no secundário. “O nosso objectivo é, aliás, alargar a disciplina a todas as nossas escolas”, avançou.
A coordenadora do Departamento de Filosofia do agrupamento, Maria das Dores Braga, refere que os estudos comprovam que a filosofia potencia em 80% a capacidade de raciocínio, em 65% em habilidade para a leitura e em 36% a aptidão motora.
Para Eugénio Oliveira, presidente da APEFP, destaca a “interdisciplinaridade” da filosofia prática. Esta disciplina é um método também para ‘ensinar’ ética em vários campos da sociedade. A propósito, a associação tem agora nas suas mãos um desafio muito importante, já que foi seleccionada para escrever o código de ética para Organizações Não Governamentais de Desenvolvimento.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.