Correio do Minho

Braga,

- +
Agrupamento Alberto Sampaio aposta no ensino da filosofia
Projecto ‘Memórias do Tanque’ lava memórias em todas as freguesias de Braga

Agrupamento Alberto Sampaio aposta no ensino da filosofia

Projecto Escola Património dá Bom Jesus a conhecer às crianças

Agrupamento Alberto Sampaio aposta no ensino da filosofia

Ensino

2014-10-09 às 09h16

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

As vantagens da filosofia são muitas e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio acaba de assinar, por isso, um protocolo com a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática para o seu ensino.

Citação

A filosofia prática vai ser uma das disciplinas que o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio vai disponibilizar já no próximo ano lectivo enquanto Actividade de Enriquecimento Curricular (AEC). A novidade foi lançada ontem, durante a assinatura de um protocolo entre o agrupamento e a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática - que visa leccionar a disciplina desde tenra idade, potenciando as capacidades dos alunos.
Workshops, colóquios e cafés filosóficos são algumas das iniciativas que a associação se compromete a realizar, tendo como público-alvo os professores, mas também os pais e encarregados de educação e outros agentes da comunidade educativa. Outra das vertentes deste protocolo assenta na formação contínua dos docentes do agrupamento nas áreas de Filosofia e da Ética e Deontologia Profissional.
João Andrade, director do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, assinala a importância deste protocolo, considerando que a filosofia é uma disciplina que tem que começar a ser ensinada mais cedo e não apenas no secundário. “O nosso objectivo é, aliás, alargar a disciplina a todas as nossas escolas”, avançou.
A coordenadora do Departamento de Filosofia do agrupamento, Maria das Dores Braga, refere que os estudos comprovam que a filosofia potencia em 80% a capacidade de raciocínio, em 65% em habilidade para a leitura e em 36% a aptidão motora.
Para Eugénio Oliveira, presidente da APEFP, destaca a “interdisciplinaridade” da filosofia prática. Esta disciplina é um método também para ‘ensinar’ ética em vários campos da sociedade. A propósito, a associação tem agora nas suas mãos um desafio muito importante, já que foi seleccionada para escrever o código de ética para Organizações Não Governamentais de Desenvolvimento.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho