‘aura_in visibilidade do feminino’ convoca vozes de artistas esquecidas
2014-10-09 às 09h16
As vantagens da filosofia são muitas e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio acaba de assinar, por isso, um protocolo com a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática para o seu ensino.
A filosofia prática vai ser uma das disciplinas que o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio vai disponibilizar já no próximo ano lectivo enquanto Actividade de Enriquecimento Curricular (AEC). A novidade foi lançada ontem, durante a assinatura de um protocolo entre o agrupamento e a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática - que visa leccionar a disciplina desde tenra idade, potenciando as capacidades dos alunos.
Workshops, colóquios e cafés filosóficos são algumas das iniciativas que a associação se compromete a realizar, tendo como público-alvo os professores, mas também os pais e encarregados de educação e outros agentes da comunidade educativa. Outra das vertentes deste protocolo assenta na formação contínua dos docentes do agrupamento nas áreas de Filosofia e da Ética e Deontologia Profissional.
João Andrade, director do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, assinala a importância deste protocolo, considerando que a filosofia é uma disciplina que tem que começar a ser ensinada mais cedo e não apenas no secundário. “O nosso objectivo é, aliás, alargar a disciplina a todas as nossas escolas”, avançou.
A coordenadora do Departamento de Filosofia do agrupamento, Maria das Dores Braga, refere que os estudos comprovam que a filosofia potencia em 80% a capacidade de raciocínio, em 65% em habilidade para a leitura e em 36% a aptidão motora.
Para Eugénio Oliveira, presidente da APEFP, destaca a “interdisciplinaridade” da filosofia prática. Esta disciplina é um método também para ‘ensinar’ ética em vários campos da sociedade. A propósito, a associação tem agora nas suas mãos um desafio muito importante, já que foi seleccionada para escrever o código de ética para Organizações Não Governamentais de Desenvolvimento.
07 Junho 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário