Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Adriana Molder expõe na Ala da Frente em Famalicão
Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda

Adriana Molder expõe na Ala da Frente em Famalicão

Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

Adriana Molder expõe na Ala da Frente em Famalicão

Vale do Ave

2018-09-15 às 10h00

Redacção Redacção

O universo fantasmagórico de Adriana Molder chega à Ala da Frente com a exposição de pintura ‘Fantasmagoriana’, para ver até 19 de Janeiro.

Citação

Adriana Molder é o nome que se segue na galeria Ala da Frente, em Vila Nova de Famalicão. A artista portuguesa, que vive entre as cidades de Lisboa e de Berlim, inaugura no próximo dia 22 de Setembro a exposição ‘Fantasmagoriana’, uma série de sete pinturas/retratos envoltos num ambiente predominantemente obscuro, fantasmagórico e cinematográfico.
Na mostra, que vai estar patente na galeria de arte contemporânea famalicense até Janeiro do próximo ano, Adriana Molder apresenta um conjunto de trabalhos em acrílico sobre tela solta, de cores fortes, habitado por espectros, fantasmas e histórias de amor.
Retratos que, explica a artista, lançam olhares “não tanto sombrios ou aterradores, mas cheios de uma melancolia singularmente doce”.
Em comunicado, o Município de Famalicão explica que ‘Fantasmagoriana’ tem como base a colectânea de contos alemães com o mesmo nome, que será publicada em português no livro-catálogo que acompanha a nova exposição da Ala da Frente.
“E é nestes (retratos) que o público pode conseguir reconhecer-se em rostos que, tal como os fantasmas destes contos, não são mais do que vestígios de emoções passadas”, explica a artista.
A literatura e o cinema têm sido, de resto, uma constante fonte de inspiração para o trabalho de Adriana Molder, que neste trabalho procurou dar aquilo que mais procura para os seus retratos – a intensidade.
Nascida em Lisboa, em 1975, Adriana Molder vive e trabalha em Berlim e na capital portuguesa.
Em 2003, Adriana Molder recebeu o prémio revelação CELPA/Vieira da Silva e, no ano de 2007, o Herbert Zapp Preis für Junge Kunst (Prémio Jovem Artista).
Expõe regularmente desde 2002. Tem desenvolvido um corpo de trabalho de desenho e pintura, focado essencialmente no retrato.
O seu trabalho está representado em várias colecções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro, tais como a Colecção Berardo, Colecção António Cachola, Fundação EDP, Fundació Sorigue, em Espanha, ou o Kupferstichkabinett - Staatliche Museen (Gabinete de Gravuras e Desenho do Museu Estatal), em Berlim, na Alemanha.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho