Correio do Minho

Braga, sábado

Acção de limpeza obriga a olhar para o (mau) estado da ribeira de Panoias
PSP recupera vinhos e armas furtados de residências

Acção de limpeza obriga a olhar para o (mau) estado da ribeira de Panoias

Gabriela Albergaria vai ‘Desencaminharte’ em Cerveira

Braga

2018-09-23 às 06h00

Marlene Cerqueira

Em Panoias, a manhã de ontem foi dedicada à limpeza da ribeira, junto ao cemitério. Katavus e Junta esperam agora que os privados sigam o exemplo e limpem as margens que ficam nos seus terrenos.

Mónica Costa foi criada “à beira da ribeira”. Perdeu a conta ao número de vezes que ali tomou banho nos dias quentes. Foi ali que aprendeu a nadar. Hoje, olha com tristeza para ribeira de Panoias e lamenta que os filhos não possam desfrutar daquelas águas como ela o fez.
“Acho injustificável e indigno termos a ribeira de Panoias neste estado. É uma vergonha”, lamenta esta filha da terra, realçando que foi esta revolta que a levou a participar, ontem, na acção de limpeza daquele curso de água, uma iniciativa dinamizada pela Junta da União de Freguesias de Merelim S. Paio, Panoias e Parrada de Tibães e pela Katavis - Associação Ambiental e Cultural.

Sónia elogia a iniciativa das duas entidades mas não esconde que fica triste pelo facto de sentir que “mais ninguém se preocupa com o estado desta ribeira”. Aponta o dedo não só à ETAR de Frossos, mas também “aos proprietários dos terrenos nas margens da ribeira, que não limpam nada, e a todos os que atiram para o rio as coisas mais inacreditáveis como se a ribeira fosse uma lixeira”.
Nesta acção de limpeza participou também Carmindo Soares, o presidente da Junta de Freguesia, que assim deu o exemplo a toda a população.

“Havia a necessidade de limpar este espaço, que é público, na ribeira, e que fica aqui junto ao cemitério e à igreja. Então resolvemos avançar com esta acção de limpeza que, além de limpar esta zona, também dá um sinal aos proprietários que têm terrenos junto à ribeira para que procedam à limpeza das margens”, disse ao Correio do Minho.
“Com esta acção também que-remos mostrar que esta ribeira continua a ter problemas de poluição, pois há muito lixo que vem parar ao leito e às margens. E não estamos a falar só na poluição da ETAR, mas também nas garrafas e sacos de plástico, latas de refrigerantes, ramos das podas e outros poluentes que aqui estão agora a ser retirados”, acrescentou o autarca.
Carmindo Soares recordou que esta é já a segunda acção deste género que a Junta de Freguesia promove. “Ao realizar estas acções também fazemos com que se fale da ribeira de Panoias, o que é importante para que as pessoas e entidades se preocupem com ela”, rematou.

Já Tiago Faria, da Katavus, realçou que esta acção de limpeza se enquadra nos objectivos desta associação ambiental e cultural. “Não podemos ficar parados. É preciso melhorar esta ribeira e a qualidade da sua água. Quem vive junto à ribeira precisa de ter mais qualidade de vida”, referiu realçando que o facto de esta iniciativa se dirigir à população tem um objectivo também definido: “as pessoas têm de perceber que também têm de agir e não só exigir. Não podemos esperar que sejam as entidades públicas a fazer tudo. Elas têm de agir, mas nós, cidadãos, também temos de ter atitudes activas”.
Com 17 anos, Sara Peixoto, cresceu junto à ribeira de Panoias e diz que não tem memória de a ver limpa. “Penso que devia haver mais gente a ajudar nestas acções de limpeza, pois afinal isto é património de todos”, refere, confessando que ainda alimenta a esperança de um dia poder tomar banho nas águas da ribeira de Panoias.
O material retirado do rio no decurso desta acção foi recolhido pela Agere e encaminhado para os devidos locais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.