Celorico de Basto viveu o I Encontro Nacional de Cavaquinhos
2025-02-16 às 06h00
Município de Amares e AEB promoveram ontem, no centro de Braga, uma degustação de papas de sarrabulho de Amares, numa iniciativa que visou divulgar o festival que se vai realizar de 1 a 4 de Março, no Mercado Municipal amarense.
Foi no centro da cidade de Braga, mesmo à porta do posto de Turismo, que o Município de Amares e a Associação Empresarial de Braga (AEB) realizaram ontem uma acção de promoção da 21.ª edição do Festival das Papas de Sarrabulho, que se realizará de 1 a 4 de Março, no Mercado Municipal de Amares.
A acção promocional do certame - considerado um dos maiores eventos gastronómicos do Minho - consistiu numa degustação de Papas de Sarrabulho à moda de Amares, confeccionadas por dois dos cinco restaurantes que vão participar nesta 21.ª edição do festival, concretamente o Restaurante Vale do Homem e Restaurante Tomadas. “Cada um destes restaurantes, que estão cá por sorteio como tem sido habitual, trouxe uma panela de papas de sarrabulho à moda de Amares, que estamos a oferecer aos bracarenses e turistas que por aqui passam”, contou Delfim Rodrigues, vereador do Turismo de Amares.
De Amares, além das papas também veio o vinho branco, de duas quintas diferentes, que foi servido também à população.
O vereador explicou que “o que esta acção de desgustação pretende é divulgar o Festival das Papas de Amares”, notando que muitos dos visitantes do certame são oriundos precisamente de Braga. Tendo esta cidade também uma forte comunidade brasileira, o vereador nota que esta degustação também dá a provar as papas de sarrabulho a quem ainda não o conhece este prato típico de Amares. “Temos percebido que a comunidade brasileira, com esta acção, fica a conhecer o prato e depois participa entusiasticamente no festival”, referiu ainda.
Já Rui Marques, director-geral da AEB, referiu que Braga “é o mercado prioritário” do Festival das Papas de Sarrabulho. “Já faz parte da nossa tradição virmos aqui promover o Festival das Papas de Sarrabulho que promete continuar a ser uma grande festa às tradições minhotas”, referiu Rui Marques, especificando que o certame vai contar com 40 expositores.
“Vamos ter restaurantes a vender as Papas Sarrabulho, obviamente, mas também teremos expositores a vender doçaria, enchidos e outros produtos da ter- ra. Este é verdadeiramente um festival que celebra a autenticidade”, afirmou Rui Marques.
O director-geral da AEB salientou ainda a evolução que este festival tem registado: “Esta é a 21.ª edição e, olhando para trás, aquilo que nós percebemos é que em 20 anos conseguimos transformar um prato que era tradicional da região do Minho, numa referência identitária do concelho da Amares, num prato que é um ícone gastronómico e que é um verdadeiro embaixador da gastronomia minhota”.
26 Março 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário