Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Academia de Patinagem de Braga com nova direcção e novos sonhos
Viana do Castelo promove I Jornadas do Património dias 25 e 26 de setembro

Academia de Patinagem de Braga com nova direcção e novos sonhos

‘Talvez um dia’ invoca inércia da sociedade

Academia de Patinagem de Braga com nova direcção e novos sonhos

Desporto

2020-09-14 às 06h00

Miguel Machado Miguel Machado

A patinagem voltou é o slogan da APB que reiniciou os treinos no pavilhão desportivo de Adaúfe, após a pandemia. Com nova direcção a gerir, a Academia ambiciona voltar a sorrir ao mais alto nível.

A Academia de Patinagem de Braga (APB) surgiu com ambição renovada após o confinamento obrigatório da crise pandémica. Continuar a evoluir para uma nova dimensão competitiva na patinagem artística é o sonho da nova direcção presidida agora por Teresa Cunha.
“A academia foi um projecto de pais, alguns estão aqui outros já não estão, construímos um projecto até aqui, mas queremos dar mais um passo em frente, queremos ir mais longe. Para isso foi necessário haver alterações, haver apostas, voltar a trazer os atletas para o pavilhão. Foi o que fizemos e estamos aqui”, destaca a dirigente, apontando que todo o esforço feito pelo clube “é pelos atletas”.
Para Teresa Cunha a APB não pode parar à sombra dos bons resultados já alcançados.

“Apesar de já termos um grupo que foi campeão nacional de Show (em 2019), de ter dois pares artísticos que foram campeões nacionais (2018), de já termos representado as cores de Portugal em provas em França, Espanha e Itália sempre com boas classificações, e o ano passado tivemos dois atletas que foram à selecção (em patinagem livre e solo dance). Isto para uma academia que tem 5 anos em termos de patinagem, com todas as dificuldades que temos pois somos um desporto amador. Tem sido graças a muita dedicação da parte dos pais, treinadores e atletas. Mas queremos evoluir na modalidade, projectar os nossos atletas e dar-lhes outra visão da competição. É um esforço, mas é uma alegria ver os meninos felizes”, afirmou Teresa, garantindo que a APB reabriu as portas do pavilhão da Casa do Povo de Adaúfe, respeitando “todas as regras” da DGS.
“Tivemos uma afluência boa dos atletas, regressaram praticamente todos. Já estavam com muitas saudades. Eles querem vir e temos que protegê-los. Temos a vantagem do pavilhão ser só utilizado por nós”, realça.

“Objectivo é dar o nosso melhor e superar-nos”

A Academia de Patinagem de Braga (APB) deseja “dar um passo em frente” na modalidade e reforçou a sua equipa técnica com os préstimos de Cristina Claro, actual seleccionadora nacional de Patinagem Livre.
Com larga experiência na modalidade, onde já coordenou a Juventude Pacense e o Infante Sagres do Porto, a treinadora assumiu o projecto da APB com total entusiasmo, para “ajudar” a colocar o clube bracarense “no lugar que merece” onde já foi uma referência nacional.
“Ainda estamos no início, mas penso que será um processo fácil porque são pessoas motivadas, temos uma equipa de treinadores jovens com muita vontade de aprender, e acima de tudo temos instalações próprias o que é benéfico nesta fase da pandemia para fazermos a gestão dos treinos e dos atletas”, aponta.

Quanto aos objectivos traçados, Cristina Claro é peremptória: “eu costumo dizer que é dar o nosso melhor e superar-nos a nós próprios. Não sei o que os outros fazem, nem me interessa entrar nessa competição, porque a patinagem cada vez mais é um desporto onde nos podemos superar. De uma maneira geral, o interesse da Academia é colocar os atletas a praticar patinagem com gosto, com lealdade, saber estar e espírito desportivo e, claro, obter os melhores resultados desportivos possíveis. Queremos cativar os que saíram e melhorar os que cá estão”, frisa a treinadora, reconhecendo que o cenário actual provocado pela crise pandémica gera também alguma incerteza quanto à programação da época em curso.
Em termos futuros Cristina Claro deseja também “criar uma Escola de Patinagem no clube”, para cativar os mais novos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho