Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Abril bastante quente com noites frias fora de época e a preocupar o setor agrícola
Município da Póvoa de Lanhoso implementa a primeira “Aldeia Segura Pessoa Segura”, em Sobradelo da Goma

Abril bastante quente com noites frias fora de época e a preocupar o setor agrícola

José Abílio Gonçalves campeão nacional

Abril bastante quente com noites frias fora de época e a preocupar o setor agrícola

Nacional

2024-05-03 às 17h00

Redacção Redacção

Análise climática de abril - região Minho

Citação

Abril foi um mês bastante quente e normalmente chuvoso. José Luís Fernandes e Gonçalo Sousa do Centro de Estudos Climáticos do MeteoFreixo referem que a temperatura média foi de 15,6º C, dando desvio de + 2,5ºC. Os dias 12 e 24 foram os mais quentes, mas salientam que entre os dias 11 a 22, as temperaturas foram completamente atípicas. Em termos de precipitação choveu 118 mm, sendo um desvio de -10% e classificado como moderadamente seco a normal. Destaca-se o período entre os dias 9 a 24, um intervalo significativo sem chover, pouco comum neste ano climático de 2024.
As previsões meteorológicas na região Minho é a continuidade doo tempo instável e fresco até ao final desta semana, voltando o sol e tempo mais quente na semana seguinte.

Segundo o termograma de abril destaca-se o período de 12 dias com temperaturas médias muito elevadas para a época, rondando os 20ºC. Além disso, as temperaturas máximas do mesmo período (de 11 a 22) foram acima dos 25ºC, e chegando mesmo aos 30ºC no dia 12. Por outro lado, este período também se caraterizou pelas noites frias, resultando em grandes amplitudes térmicas que estão a afetar o ciclo vegetativo e antever quebras de produção agrícola. O acentuado arrefecimento noturno foi evidente no dia 9 com apenas 4,5ºC e no período de 27 a 29 com mínimas próximas de 5ºC.
O calor da segunda e terceira semana e o “frio tardio” da última semana de abril, definem um mês de grandes variações térmicas e que está a desesperar o setor agrícola. Ainda assim, abril registou uma temperatura média de 15,6ºC, um valor médio muito acima do normal (+2,5ºC).

Termograma:

Numa análise comparativa, este abril de 2024 foi o mais quente dos últimos sete anos (comparação do mesmo mês desde 2018). Outro facto relevante na região Minho é a tendência de abril estar sucessivamente mais quente que normal da época.


A precipitação total do mês de abril foi relativamente normal no seu quantitativo de 118 mm, apenas menos 10% e classificado como moderadamente seco. Apesar do quantitativo normal, o seu regime foi bastante irregular com precipitação moderada na primeira e última semana, enquanto as semanas intermédias foram totalmente secas. Apenas o dia 8 teve uma precipitação mais relevante com 35 mm. De salientar que o período seco do mês coincidiu com o período mais quente.

Pluviograma:

Fonte: MeteoFreixo
Na análise comparativa da precipitação de abril, nos últimos sete anos, este referente a 2024 apenas segue a tendência de ser o quarto ano (de abril) sucessivo de ser mais seco ou moderadamente seco, face à normal.


Anomalia termopluviométrica (Região Minho)
Na análise da anomalia termopluviométrica verifica-se que o ano climático 2024 na região Minho tem sido bastante quente (com exceção de março), mas também relativamente chuvoso (com exceção deste mês de abril).
Esta tendência dos meses bastante mais quente que a normal é motivo de preocupação pois estivemos perante mais um inverno suave. As precipitações significativas dos últimos meses têm atenuado aquilo que poderia ser um ano climático muito difícil. No entanto, o inverno suave e húmido é favorável ao desenvolvimento da vegetação arbustiva, potenciando a matéria combustível de risco de incêndio rural (se os próximos meses forem secos).




MeteoFreixo –José Luís Fernandes e Gonçalo Sousa

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho