Carlos Carvalhal: “não é uma questão de sorte, mas de eficácia”
2024-12-11 às 06h00
ABAAE tornou pública a avaliação das actividades realizada no âmbito do galardão Bandeira Azul, onde refere que “o Município de Braga realizou, em 2024, um excelente trabalho”.
A Câmara de Braga divulgou ontem que, no âmbito da candidatura ao galardão Bandeira Azul, o Município tem submetido o dobro das actividades requeridas pela ABAAE - Educação Ambiental para a Sustenta- bilidade.
A ABAAE, no processo de candidatura, solicita a submissão de seis actividades, tendo a autarquia bracarense submetido, neste ano de 2024, um total de 12 actividades.
Recentemente a ABAAE tornou pública a avaliação das actividades, percebendo-se que “o Município de Braga realizou, em 2024, um excelente trabalho, uma vez que obteve uma pontuação de 52 pontos em 56 possíveis”.
Citado em comunicado, Altino Bessa, vereador do Ambiente, salienta a diversidade dos programas de Educação Ambiental promovidos ao longo do ano.
“Orgulhamo-nos do universo tão vasto de actividades pedagógicas que oferecemos e proporcionamos não só à comunidade educativa, mas também à população em geral. Não resumimos o nosso trabalho ao mínimo. Esta ambição positiva é o que nos diferencia de outros municípios na vasta oferta de Programas de Educação Ambiental. Os nossos projectos têm a qualidade humana, científica, didáctica e pedagógica comprovada”, refere o vereador, considerando os programas de Educação Ambiental “fundamentais para promover a conscientização da comunidade em relação aos desafios ambientais do presente e do futuro”.
Segundo Altino Bessa, este destaque por parte da ABBAE é mais uma “motivação para robustecer ainda mais a próxima candidatura que, além das três praias fluviais habituais, contará já com a integração da praia fluvial do Cavadinho que, em breve, estará completamente infra-estruturada”.
As actividades dadas como exemplo de boas práticas foram diversificadas.
No rol de iniciativas constaram, por exemplo, dinâmicas de sensibilização de utentes para a separação de resíduos e valorização do óleo alimentar usado; limpeza do rio Cávado e das suas margens (com gaivotas e canoas) nas praias de Adaúfe e Merelim, com a participação dos utentes do Centro D. João Novais e Sousa, APPACDM de Braga e grupos de alunos das Eco-Escolas; observação da biodiversidade nas margens do Cávado; actividades manuais realizadas com idosos; jogos am- bientais nas praias fluviais, entre outras.
24 Janeiro 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário