Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
A mordomia que desfila orgulho e muita dedicação
Exposição de Vanessa Oliveira na Casa da Cultura de Vieira do Minho

A mordomia que desfila orgulho e muita dedicação

Guimarães assinala Dia Mundial dos Avós no Multiusos na próxima sexta-feira

A mordomia que desfila  orgulho e muita dedicação

Braga

2024-06-25 às 06h00

Rui Miguel Graça Rui Miguel Graça

Cortejo termina na Praça do?Município, onde o autarca local e os seus convidados abrem, de forma oficial, as festividades. Há ranchos, música, dança, broa e vinho e, acima de tudo, um enorme sentimento em torno da celebração do São João de Braga.

Citação

São 9.55 horas. O sol aquece os rostos na Praça do Município, entre as cores que pintam o cenário. Há arcos, há confetis, há música, há trajes, trazem vinho e broa para provar, para abrir, de forma oficial as festas sanjoaninas que, embora já se note em alguns o cansaço de várias noitadas, é aqui, é este o momento que marca a abertura, quase como quem lança um momento que não se quer colocar um ponto final.
Um por um. Os trinta e cinco grupos presentes vão cumprimentado o autarca Ricardo Rio, o presidente da Associação de Festas de São João, Firmino Marques, e os seus convidados na estrutura que foi preparada. Vereadores, presidentes de junta e uniões de freguesias, de associações, elementos de instituições da cidade estão lá, para acompanhar o edil, a colocar as respectivas faixas aos grupos participantes, como forma de agradecimento por tudo o que trazem às festas, que enriquecem as tradições e vão alimentando a história do mais antigo e há quem defenda que é claramente o mais rico de todos no seu carrossel de actividades. Vieram de várias partes do concelho com os seus arcos, vieram gigantones, zés P’reitas, rusgas, trouxeram também o seu folclore, os seus ranchos, as suas bandejas, as suas bandeiras e estandartes. Em suma, o orgulho bra- carense e toda a dedicação ao seu santo...o seu São João.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho