Correio do Minho

Braga,

- +
A magia chegou à cidade
Aprovado projeto do Mercado Municipal de Esposende

A magia chegou à cidade

Famalicão Youth Fest! na Casa da Juventude

A magia chegou à cidade

Braga

2012-10-04 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

Com mérito reconhecido um pouco por todo o mundo, os irmãos Nery resolveram criar agora o seu próprio circo, o ‘Nery Brothers Show’. O circo está em Braga até à próxima segunda-feira e promete oferecer momentos de grande alegria ao público.

Criados no circo, os irmãos Nery já viram o seu talento reconhecido por este mundo fora, e agora resolveram criar o seu próprio circo. ‘Nery Brothers Show’ está em Braga a espalhar magia e muitas gargalhadas até à próxima segunda-feira.
Raul Nery, um dos três irmãos, esteve à conversa com o ‘Correio do Minho’ e confessou que grande parte da sua vida e dos seus irmãos foi passada lá fora em países como França, Alemanha, Holanda, Bélgica e Estados Unidos. “O nosso trabalho artístico tem estado sempre no exterior”, admite.

Contudo, não esconde o desejo de regressar às raízes, e acrescenta que este novo projecto, o circo ‘Nery Brothers Show’, foi feito para Portugal. “O circo ‘Nery Brothers Show’ é novo e é para Portugal, espero que consigamos ficar em Portugal, aqui estão as nossas raízes, é aqui que queremos estar, neste país lindo, com um sol magnífico. Podemos dar um saltinho ao exterior, mas vamos regressar sempre a casa”.

Antes de iniciarem este projecto, os irmãos Nery apresentaram o seu trabalho em Portugal em palcos como os do Coliseu do Porto e Lisboa, e em ambiente familiar, em circos como o de Victor Hugo Cardinali, tio dos mesmos. No entanto, optaram por não utilizar o nome Cardinali, e procurar o sucesso com o nome Nery. “Nós não utilizamos o Cardinali porque já há muitos circos a usar o Cardinali. Queremos criar notoriedade com o nome de Nery, circo Nery”.

Ao longo dos anos, os irmãos foram aprendendo muito acerca das artes circenses, e ganhando experiência em diversas disciplinas do espectáculo, o que segundo Raul Nery lhes permitiu montar o próprio circo. “E isto é só um princípio dos nossos projectos, queremos criar coisas muito maiores e com espectáculos que possam surpreender nos próximos anos aqui em Portugal”, acrescentou.
Por ser um projecto recente, esta é a primeira tournée do circo ‘Nery Brothers Show’, e é também a primeira vez que este circo, composto por uma trupe de 10 artistas, se apresenta em Braga.

Tigre branco é um dos destaques do espectáculo

Raul Nery apresenta este circo como sendo um circo tradicional com os habituais números de circo, tais como malabarismo, ginástica aérea, equilibristas, comédia, muita comédia, “que é a base do nosso trabalho”, e muita animação com um entertainer que interage com o público.

Em destaque, Raul Nery coloca a ‘mulher dos cabelos de aço’, segundo o mesmo “um número raro nos circos e algo impressionante de se ver”, e ainda um número de magia com tigres em semi-liberdade. Em relação a este último, o artista circense conta que “não há jaulas, os tigres andam na pista pela trela, e um deles é um tigre branco, que surge, como que por magia, no meio da pista. Este tigre é um exemplar dos mais bonitos que existe na Europa em circos e em zoos”.

Raul Nery explica ainda que “o tigre branco resulta de uma mutação, e portanto não se trata de um tigre albino”. “Um espectáculo que procura trazer alegria, fazer com que o público dê muitas gargalhadas e se esqueça um pouco dos problemas”, garante.

Os visitantes são gente de todas as idades, e a grande diversidade de números que o circo oferece é vista como um aspecto muito positivo pois facilita a difícil tarefa de agradar a gregos e troianos. O artista defende que “o espectáculo não pode morrer. As contramarés sempre existiram e hoje fazem parte do quotidiano de muitas actividades, mas o essencial é continuar a lutar e a dar o nosso melhor”.

Os Nery Brothers são os palhaços, que já alcançaram grande mérito no estrangeiro, e agora procuram alcançar o sucesso em Portugal com este circo, e para tal vão continuar a percorrer o país e a espalhar sorrisos nos rostos dos portugueses.

Deixa o teu comentário

Últimas Braga

15 Setembro 2019

Braga promove-se na Suíça

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.