Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
A juventude reina em Guimarães
Politécnico de Viana do Castelo reforça posição no prestigiado Times Higher Education World University Rankings 2025

A juventude reina em Guimarães

Já abriu a biblioteca em Alvarães

A juventude reina em Guimarães

Desporto

2024-09-20 às 09h00

Fábio Moreira Fábio Moreira

Vitória SC é o clube português que deu mais minutos de jogo a jogadores sub-21 durante os últimos três anos, segundo um estudo desenvolvido pelo Observatório de Futebol CIES. Benfica e FC Famalicão completam o pódio nacional desta listagem.

Citação

De acordo com o Observatório de Futebol CIES, o Vitória SC é o clube português que deu mais minutos de jogo a jogadores sub-21 nos últimos três anos. Benfica e Famalicão também surgem no pódio desta listagem, enquanto que o Barcelona lidera a contagem das cinco principais ligas europeias.
Segundo este estudo do CIES, os Conquistadores proporcionaram (entre 9 de Setembro de 2021 e 9 de Setembro de 2024) 12,6 por cento dos minutos totais na I Liga portuguesa de futebol a jovens jogadores com idades inferiores a 21 anos.
Os vitorianos surgem assim na liderança dos clubes portugueses, superando os registos do Benfica (12,3 por cento) e do Famalicão (dez por cento) - famalicenses superaram o Sporting por 0,4 por cento.
Neste sentido, o estudo do CIES aponta também quantos jogadores se enquandram nestas percentagem, com o Vitória SC a ter lançado 14 jovens, um número superando apenas por três clubes: SC Braga, 15; Benfica, 20; e Sporting, 23.
Todavia, os vimaranenses adiantam-se aos Guerreiros do Minho quando o assunto é a quantidade de jogadores portugueses, com os vitorianos a destacarem-se com 11 atletas nacionais, face aos nove jovens dos arsenalistas.
Olhando de uma maneira mais aprofundada a estes números, encontramos jogadores que ainda hoje se mantêm como peças de relevo para os Conquistadores de Rui Borges. Tomás Handel e Kaio César são exemplos disso, com ambos a serem peças regulares nas opções do timoneiro dos vimaranenses.
Por sua vez, Zé Carlos, Miguel Maga e Alberto Baio beneficiam de um estatuto de rotação dentro do plantel do Vitória SC.
Mas nem todos os atletas vitorianos desta lista estão ainda hoje no plantel. Entre os mais sonantes, destacam-se Ibrahima Bamba e André Amaro, dois jovens que encheram os cofres da SAD dos Conquistadores com saídas para o futebol árabe.
Mas não é só no estrangeiro que se encontram os jovens lançados pelo Vitória SC, visto que os vimaranenses também prescindiram de atletas como o guardião Rafa Oliveira, os defesas Mamadou Tounkara e Hélder Sá, os médios Gonçalo Nogueira e Gui Guedes e o avançado Herculano Nabian.
Todavia, o destaque em solo nacional é mesmo João Ferreira. Actualmente ao serviço do Braga, João Ferreira chegou a representar o Vitória em 2021/2022.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho