Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
A gala de todos os embaixadores dos Vinhos Verdes
Esposende: Dragagens avançam ainda este ano

A gala de todos os embaixadores dos Vinhos Verdes

Peças de teatro internacionais sobem ao palco do Theatro Circo

A gala de todos os embaixadores dos Vinhos Verdes

Economia

2025-06-20 às 06h00

Rui Miguel Graça Rui Miguel Graça

Região celebrou em casa mais uma edição do concurso de Vinhos Verdes, premiando 79 vinhos, três deles com grande medalha de ouro. “Todos são embaixadores da região”, destacou Dora Simões.

Citação

A Gala deste ano realizou-se na casa dos Vinhos Verdes, isto é, o Palacete Silva Monteiro. “É daqui que alavancamos a região, que todos são acolhidos e este regresso a casa assume enorme simbolismo, numa fase em que é preciso enfrentar os desafios no sector”, considerou Dora Simões. Agradecendo “o empenho de todos aqueles que vivem, pensam e saboreiam o vinho verde diariamente”, a presidente da Comissão dos Vinhos Verdes destacou a “necessidade de combater a quebra do consumo que se regista a nível mundial”, salientando porém que “os Vinhos Verdes encontram o seu espaço no topo de preferências do actual protótipo de consumidor”. Por isso, tudo Dora Simões destacou que nesta cerimónia de entrega de prémios celebrou-se “mais do que vinho”, mas também “a resilência, a vontade, a dedicação, a criatividade, o trabalho colectivo de todos os embaixadores do vinho verde”. “Somos todos, em especial os produtores”, acrescentou a presidente da Comissão

Ao nível de prémios foram entregues três grandes medalhas de ouro a Alvarinho Deu-la-Deu Reserva 2023, Quinta das Pirâmides Reserva Alvarinho 2021 e Dona Paterna 2021.
No total foram premiados 79 vinhos com grande ouro, ouro e prata, entre cerca de 260 amostras a concurso.
Registou-se um incremento de 9 por cento, com destaque para os grandes vinhos com estágio (11 por cento) e vinhos espumantes (56 por cento).
“É muito interessante perceber como as categorias de vinho com estágio e espumantes ganham mais destaque nesta edição do concurso, mostrando que a região dos Vinhos Verdes está a apostar em segmentos premium que registam uma afirmação crescente no mercado”, asseverou Dora Simões, sem des- tacar também a “consolidação em castas clássicas da região como o alvarinho, o loureiro e o avesso”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho