Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
“A Francisco Sanches é um exemplo a seguir pela sua capacidade de integração”
Vizela prepara geminação na Colômbia

“A Francisco Sanches é um exemplo a seguir pela sua capacidade de integração”

Baldios do Barroso com gestão partilhada

“A Francisco Sanches é um exemplo a seguir pela sua capacidade de integração”

As Nossas Escolas

2019-11-22 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

Vereadora da Educação da câmara de Braga participou no evento de partilha cultura entre Portugal e a Ucrânia, que teve lugar na EB 2,3 Francisco Sanches que classificou como um bom exemplo de integração dos alunos.

Com alunos de mais de vinte nacionalidades distintas, a EB 2,3 Francisco Sanches foi apontada pela vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga como um exemplo a seguir pela sua capacidade de integração.
Lídia Dias, que ontem participou num evento intercultural que teve lugar na EB 2,3 Francisco Sanches com o objectivo de estabelecer pontes entre a cultura ucraniana junto da comunidade escolar, sublinhou a diversidade cultural que impera actualmente nas comunidades escolares do concelho, considerando que a arte e as suas múltiplas linguagens, quer seja a dança ou a música, constituem a melhor de “derrubar barreiras”.

‘Culturas Partilhadas: Ucrânia/ Portugal’ foi o nome da iniciativa que, tal como o nome indica, serviu para a partilhada de saberes culturais, antecendendo a visita de seis alunos da escola que, de 5 a 15 de Janeiro, visitarão a Ucrânia para conhecerem as tradições do Natal Ortodoxo Ucraniano, assistirem a um Festival de Música de Natal, acção que se realiza também nno contexto da geminação da cidade de Braga com Ivano-Frankvisk.
“Achamos que era interessante levar a cabo uma iniciativa para toda a comunidade no sentido de dar a conhecer melhor a Ucrânia a esta comunidade escolar, um encontro que inclui uma conversa com os alunos, mas também acções culturais”, explicou Abraão Veloso, da Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano, uma das promotoras desta iniciativa.

Os momentos culturais traduziram-se um espectáculo de dança onde os alunos da turma do 8.º1 reinventaram uma das músicas da banda sonora do filme Harry Potter e num espectáculo musical protagonizado pelos alunos do Conservatório de Música de Barcelos que interpretaram canções da Ucrânia.
A embaixadora da Ucrânia em Portugal marcou presença neste evento que teve lugar no dia em que a Ucrânia celebra a Revolução da Dignidade, que assinala o triunfo da revolução de Maidan e da chegada ao poder das novas autoridades pró-ocidentais em 2014.

Inna Ohnivets teve oportunidade de transmitir aos alunos desta escola alguns dos factos históricos mais relevantes do país, assim como algumas das suas tradições mais enraizadas.
A embaixadora enfatizou a celebração do Dia da Dignidade que está simbolizado na cidade de Braga através de um monumento erigido pela comunidade ucraniana no Parque da Ponte.

Presente neste momento cultural único, a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga ressalvou o papel que as escolas desenvolvem na integração dos alunos de várias nacionalidades.
Braga assume-se hoje como uma “babilónia” de nacionalidades e, de acordo com a vereadora da Cultura e da Educação, cabe não só ao município, mas também às escolas e às várias associações o papel de integrar as comunidades estrangeiras. “Todos nós trabalhamos em função de uma cidade que quer que os seus habitantes estejam bem, mas também receber da melhor forma aqueles que chegam ao território”, enfatiza a vereadora, dando conta que só na freguesia de S. Victor contam-se hoje 117 nacionalidades.

Deixa o teu comentário

Últimas As Nossas Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.