Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
A Flor do Sal apresenta requinte e sabor num imperdível folhado de pintada
Projecto BPatch vence II Startup Your Point

A Flor do Sal apresenta requinte e sabor num imperdível folhado de pintada

SemiBreve faz de Braga “centro criativo e de inspiração” da música electrónica

A Flor do Sal apresenta requinte e sabor num imperdível folhado de pintada

Economia

2020-10-15 às 08h03

Redacção Redacção

A esplanada exterior ganhou mais espaço para os momentos mais solarengos de Outono, o folhado de pintada envolve galinha estufada e queijo numa estaladiça massa. O crocante da batata pala-pala caseira e uma escolha seleccionada de legumes da época, fazem deste prato uma iguaria de eleição.

Pense numa galinha garnizé, estufada com carinho e dedicação, misture-a com queijo e envolva-a numa massa folhada. É um daqueles pratos capazes de se desfazer na boca, derretendo à medida que vai tocando os sabores. É uma das iguarias tradicionais da carta do restaurante A Flor do Sal, em Palmeira, e que é aposta para a iniciativa Sugestões do Chef, na Associação Comercial de Braga, dada a procura constante da já fidelizada clientela deste espaço bracarense.

“O folhado de pintada é acompanhado com batatas pala-pala confeccionadas aqui e legumes da época, devidamente seleccionados”, conforme refere Ascenção Quintas, proprietária do restaurante. Para acompanhar este requintado prato, a escolha vinícola recaíu num copo de vinho branco A Flor do Sal, feito especialmente para o restaurante e proveniente da região da Ponte da Barca, onde se produzem vinhos brancos de eleição. A sobremesa tem um toque de doçura e de frescura, num equilíbrio interessante entre os suspiros, o creme e os frutos vermelhos. Uma pavlova também preparada e idealizada pela cozinha do A Flor do Sal.
Num olhar pela carta, sentem-se, claramente as tradições da região, mas também é possível viajar pelo resto do país. O?bacalhau não falta, tal como o polvo em cama de broa, um pernil delicioso, carnes maturadas e peixes frescos. Feijoadas, cozidos, arroz de feijão com pataniscas ou petingas podem inclusivamente ser provadas no menu executivo ou em casa, em formato take-away.

“Naturalmente que nos últimos tempos fomos obrigados a realizar alterações no funcionamento. No período do confinamento apostámos no take-away, facto que nos possibilitou alargar a nossa oferta a clientes que nem conheciam o restaurante”, revela Ascensão Quintas.
“Ao mesmo tempo decidimos alargar a esplanada”, o que tornou-se um verdadeiro sucesso, principalmente naqueles almoços de família ao domingo, onde os dias mais solarengos convidam a uma experiência reconfortante ao ar livre.
Recorde-se que a iniciativa Sugestões do Chef proporciona duas refeições ao preço de uma, tornando-se ainda mais apetecível conhecer os espaços e a gastronomia da região. O evento finaliza no próximo dia 31 deste mês e conta com a colaboração do Jornal Correio do Minho e da rádio Antena Minho, como tradicionalmente.
A Associação Comercial de Braga vai ainda, mediante a partilha de fotos nas redes sociais, premiar clientes, com uma noite nos hotéis Vila Galé, uma noite na Casa Alfena, onde se inclui uma visita ao Museu do Ouro e a participação num workshop de culinária.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho