Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
‘A Casa das Janelas Amarelas’ é o primeiro romance da bracarense Ana Capa
Famalicão lança Prémio Literário Camilo Castelo Branco no valor de 7.500 euros

‘A Casa das Janelas Amarelas’ é o primeiro romance da bracarense Ana Capa

Dia Mundial da Água convida a desfrutar das Sete Fontes

‘A Casa das Janelas Amarelas’ é o primeiro romance  da bracarense Ana Capa

Entrevistas

2019-08-11 às 08h07

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

A jovem bracarense, natural da freguesia de Palmeira, que está neste momento emigrada em França, estreia-se com o seu primeiro romance ‘A Casa das Janelas Amarelas’. Uma história de três amigas que promete prender o leitor.

Citação

‘A Casa das Janelas Amarelas’ é o título do primeiro romance da bracarense Ana Capa. O livro acabou de ser lançado e relata a história de três amigas que a vida separou e anos mais tarde volta a juntar.
O paixão pelo mundo da escrita acompanhou desde sempre a jovem bracarense de 30 anos, natural de Palmeira, actualmente residente em França, para onde emigrou há uma década em busca de uma vida melhor. É lá que trabalha e estuda, estando nestemomento a concluir o mestrado em Línguas e Literaturas, com especialidades em Estudos Lusófonos. Este primeiro livro é uma realização pessoal e também profissional, pois é na escrita que quer vingar.
“O ‘bichinho’ pela escrita vem, diria eu, desde sempre. Já muito nova, sentia-me em segurança com as palavras e era mais fácil exprimir sentimentos através delas. Escrevia muitos textos, enormes desabafos, imensas cartas às minhas amigas. Sempre foi uma facilidade para mim, escrever”, confessa Ana Capa, garantindo que mantém a sua ligação forte a Braga, onde vem sempre que pode.

“Venho a Braga sempre que posso matar saudades e beber deste elixir. Braga sempre foi o meu porto de abrigo, onde gosto sempre de regressar porque é aqui que estão as minhas origens. Infelizmente por dificuldades económicas e com o divórcio dos meus pais não tive outra opção e tive que emigrar. Vivo, trabalho e escrevo em França, mas sempre com Braga e Portugal no meu coração”, confessou a jovem bracarense, que sonha vingar no mundo da escrita.
A escrita é uma das partes mais importantes da vida da jovem bracarense Ana Capa, que conseguiu agora lançar este seu primeiro romance com um grande investimento na concretização do seu maior sonho. “Quando enviei o manuscrito para a editora a história ainda não estava totalmente concluída, mas chamou a atenção”, disse, feliz, por ver o projecto que tanto desejou realizar-se finalmente.
O romance de Ana Capa conta a história de três amigas que a vida acabou por separar arduamente até que um dia, cerca de 18 anos depois, se reencontram e tentam assumir os erros do passado.

“Esta obra é, de alguma forma, uma reconciliação com o meu passado, com o divórcio dos meus pais e a separação de toda a família. É uma espécie de ‘tratado de paz’, onde idealizo a felicidade de cada um de nós, mesmo longe uns dos outros, tendo cada um refeito a sua vida”, conta a autora bracarense, indicando que, a sua ‘inspiração’ um tanto ou quanto autobiográfica nas dificuldades da separação e reconciliação, cruza com uma série de outras histórias ficcionadas que enriquecem o romance.
A obra ‘A Casa das Janelas Amarelas’ de Ana Capa é editada pela Chiado Books e já está disponível em várias livrarias por todo o país. Em Braga pode ser encontrada na Oswaldo Sá e a jovem bracarense espera que seja muito bem recebida pelo público.

“Este primeiro romance é um grande investimento económico e pessoal e espero que consiga captar a atenção dos leitores e que agrade também aos bracarenses”, aponta a jovem escritora Ana Capa, que já tem pensado e praticamente ‘alinhavado’ o próximo romance. “A escrita é um ‘bichinho’ que não pára”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho