Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
“A biblioteca é o coração de uma escola”
Iuri Leitão e Mariana Afonso recebidos na Câmara Municipal após conquista de títulos internacionais

“A biblioteca é o coração de uma escola”

Câmara de Vila Verde aprova orçamento superior a 42,9 milhões

“A biblioteca é o coração de uma escola”

Braga

2020-10-27 às 08h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Lídia Brás Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, visitou, ontem, a biblioteca do Centro Escolar de Merelim S. Pedro e fez um “reconhecimento” público do trabalho realizado pelas escolas e pelos professores bibliotecários.

Foi com livros, junto dos mais novos e tendo como cenário a Biblioteca do Centro Escolar de Merelim S. Pedro que o Município de Braga celebrou, ontem, o Dia da Biblioteca Escolar. O objectivo principal da data é chamar a atenção sobre a importância que as bibliotecas escolares têm na promoção do gosto pela leitura e para a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, Lídias Brás Dias, a biblioteca é mesmo “o coração de uma escola”.
Enaltecendo o trabalho que escolas, professores e os bibliotecários fazem nas suas bibliotecas com vista a cativar mais ‘clientes’ para os livros e a leitura, a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, sublinhou a importância que assumem, em particular, as bibliotecas escolares.
“Parabéns a todos os que fazem parte desta rede de bibliotecas, alunos, professores, asssistentes operacionais, direcções, escolas... Todos. E que todos continuem a ver a biblioteca como um espaço maior na vida de uma escola”. Confessando o seu “fascínio” pelas bibliotecas, Lídia Brás Dias fez questão de prestar “reconhecimeno público” ao trabalho que os bibliotecários têm realizado no concelho de Braga.
“Os professores bibliotecários são os agentes de mudança e inovação, que podem fazer toda a diferença numa escola, promovendo o livro, as práticas de leitura e escrita e promovendo um espaço que dentro da escola deve ser valorizado”, sublinhou a autarca.
Destacando que as bibliotecas são, acima de tudo, “espaços de saber e de conhecimento”, a vereadora da Educação do Município de Braga aponta para “as inúmeras práticas, formais e não formais, que podem acontecer no seio de uma escola e pela mão de uma comunidade”.
Foi por via de uma sessão online, que os alunos do Centro Escolar de Merelim S. Pedro seguiram a visita da vereadora da Educação à biblioteca da sua escola, onde esteve acompanhada pelo escritor e ilustrador Pedro Seromenho, pela coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Regina Campos, pela directora dos Serviços da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Aida Alves e, ainda, pela directora do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado, Maria José Correia.
Deixando uma mensagem especial, Ernestina Pinheiro, a professora bibliotecária, frisou que a criação de uma biblioteca nesta escola foi uma grande “mais-valia” para toda a comunidade. “A biblioteca passou a ser o centro desta escola e é o local onde os alunos mais adoram estar”, garantiu a responsável, apontando para um fundo documental com cerca de um milhar de livros e DVD, que ainda está a ser apetrechado e que, desde ontem, passou a contar também com mais alguns livros doados pela editora ‘Paleta de Letras’ e por Pedro Seromenho, um autor muito popular entre os alunos.
A directora do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado disse que “é um privilégio” voltar a receber o escritor Pedro Seromenho, mostrando aos alunos que os escritores são “pessoas reais”, com uma capacidade mágica de fazer sonhar.
“Independentemente deste maldito vírus, é muito importante que continuemos todos a ler muito, porque a leitura é, sem dúvida, a base da aprendizagem e do conhecimento”, assinalou Maria José Correia, incentivando os alunos e a sua comunidade educativa apostar na leitura.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho