Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
200 jovens radiantes com 'Verão no Campus'
Componente formativa em destaque no Festival Guimarães Clássico

200 jovens radiantes com 'Verão no Campus'

Jazz ao Largo regressa a Barcelos entre 11 e 15 de setembro

200 jovens radiantes com 'Verão no Campus'

Ensino

2012-07-28 às 06h00

Redacção Redacção

Encerrou ontem o programa Verão no Campus, promovido pela Universidade do Minho. A sessão incluiu momentos teatrais e de dança, a entrega de diplomas aos 200 jovens envolvidos e um bolo comemorativo

A sessão de encerramento da quinta edição do Verão no Campus (VnC) decorreu ontem à tarde no campus de Gualtar da UMinho, juntando as duas centenas de jovens inscritos e os respectivos monitores. Os presentes tiveram a oportunidade de assistir a três peças teatrais encenadas pelos participantes da actividade “Café teatro”. Desfilaram pelo palco do auditório B1 uma vendedora de raspadinhas, uma engraxadora de sapatos, um fumador de charutos, um serial killer e um irmão gay.

A entrega dos diplomas de participação aos mais novos esteve a cargo dos respectivos monitores e da pró-reitora Felisbela Lopes. No pavilhão desportivo, os ‘VnCianos’ tiveram ainda uma aula de dança zumba, partilhada com os 120 jovens do campo de férias da Associação de Funcionários da UMinho (AFUM), e ainda o corte do bolo alusivo ao evento. No final, a palavra mais repetida era a saudade por esta semana mágica e pelas amizades construídas, que vão perdurar.

Ser jornalista em cinco dias

Os alunos inscritos na “Escola de Rádio” tiveram a oportunidade de conhecer esta semana o ambiente real no qual os jornalistas se movem diariamente, na Rádio Universitária do Minho (RUM). A actividade também incluiu exercícios relacionados com jornalismo televisivo e de imprensa. “Um dos grandes objectivos foi dar a conhecer a nossa rotina, incluindo, desde a edição de 2011, um módulo sobre a AAUMTV.

Juntar as várias plataformas vem responder à necessidade dos alunos desta área, que devem frequentemente trabalhar com cada uma”, explicou Sérgio Xavier, locutor e técnico na RUM. Para além de visitarem as redacções e os estúdios da AAUMTV e da RUM, os ‘VnCianos’ captaram e editaram imagens para montar uma repor-tagem, participaram num exercício de sonoplastia e elaboraram uma peça, que foi até transmitida nos 97.5FM.

Repórter especial

Esta edição tem a particularidade de contar com uma repórter de 17 anos. Chama-se Beatriz Mendes e veio de Setúbal para fazer a cobertura do VnC para a Fórum Estudante. O sonho dela é seguir jornalismo: “O programa desta actividade é vasto e dá perfeitamente para criar uma visão abrangente. Gosto da ideia de poder conhecer novas pessoas”.

Apesar de ainda não estar certa da universidade que vai escolher, confessa que o plano curricular da licenciatura em Ciências da Comunicação é “muito interessante”. “A média para ingressar cá é bastante alta, o que torna o curso ainda mais atractivo. Vir para a UMinho é uma opção válida para todos os estudantes, sejam eles portugueses como estrangeiros”, acrescenta.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.