Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Wikipédia... funciona ou não funciona?

Assim-assim, ou assim, sim?

Wikipédia... funciona ou não funciona?

Ideias

2020-01-15 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Faz hoje 19 anos (2001) que foi lançada a Wikipédia “um projecto de enciclopédia multilingue de licença livre, baseado na web e escrito de maneira colaborativa. O projecto encontra-se sob administração da Fundação Wikimedia (...) Integrando um dos vários projectos mantidos pela Wikimedia, os mais de 51 milhões de artigos (1 018 608 em português, até 14 de Janeiro de 2020) hoje encontrados na Wikipédia foram escritos de forma conjunta por diversos voluntários ao redor do mundo.”

Os dados são da... Wikipédia lançada há 19 anos pelos norte-americanos Jimmy Wales (empresário da Web) e Larry Sanger (filósofo). Quase duas décadas depois a pergunta que se impõe: a Wikipédia funciona ou não funciona? Para a maioria dos utilizadores sim, e é uma excelente peça para podermos encontrar rapidamente uma resposta ao que procuramos. Mas para um dos fundadores, Larry Sanger, a resposta já não será a mesma. Numa entrevista dada o ano passado por ocasião da maioridade da ‘enciclopédia’, ao jornal espanhol ‘El País’, o filósofo Sanger disse: “o sistema Wikipédia não funciona” e admite mesmo que a Wikipédia teve sempre o problema de poder conter informação falsa e de poder ser usada para dispersar informação: “tentámos sempre que mal intencionados não arruinassem o projecto que se dedicava ao público em geral. Infelizmente não fomos capazes de controlar nem de arranjar uma solução para o problema”. E sabe onde se encontra o busílis da questão? Na política, já que em muitos textos, estes não fazem justiça à verdade. Bem sabemos... e ‘fake news’ e notícias falsas não faltam por aí...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

28 Fevereiro 2020

Cisnes negros

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.