Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Voltar à escola! - Educação e Formação de Adultos

#umcafécomdesign

Voz às Escolas

2010-09-15 às 06h00

Zita Esteves Zita Esteves

Um dos principais objectivos da educação deve ser proporcionar ao ser humano a capacidade de controlar o seu próprio desenvolvimento. A educação básica é de extrema importância e deve incluir todos os conhecimentos que numa espiral de progressiva complexidade constituem a aprendizagem ao longo da vida.

Os cursos de Educação e Formação de Adultos devem ser encarados como um processo formativo, integrado e contínuo, isto porque os saberes se estruturam de forma dinâmica entre si. O desenvolvimento da educação e da aprendizagem ao longo da vida formatam a aquisição de novas qualificações adequadas à evolução da sociedade.

Torna-se essencial reconhecer as competências adquiridas através da experiência profissional e assim valorizar o conjunto das competências que facilitam a transição entre educação e o mercado de trabalho.

Recentemente ouvimos na comunicação social que quem tem menos qualificação tem menos hipótese de se manter no mercado de trabalho. Esta revelação não é nova, como não o são a taxa de iliteracia e o baixo nível de escolaridade de grande parte da população activa no mercado de trabalho. A escola pública oferece actualmente Cursos de Educação de Adultos para conclusão do primeiro, segundo e terceiro ciclo.

Ao iniciar mais um ano lectivo queremos dar as boas vindas aos adultos que com entusiasmo, esforço e muita perseverança voltam à escola. Têm objectivos definidos e revivem a agitação dos filhos e netos de querer novos cadernos, aquela esferográfica, mais a nova pasta para os trabalhos. Pequenos e graúdos unidos por uma sensação comum, a emoção de voltar à escola e aprender, ainda que em tempos diferentes, para projectos diferentes, com metodologias diferentes.

A escola por sua vez, não revela menos entusiasmo a preparar as instalações, planificar as reuniões e as actividades, elaborar os horários, enfim preparar a equipa pedagógica que anualmente sofre algumas alterações na sua composição. Tudo é preparado com antecedência e ao mínimo pormenor. Depois, é a vivência que quotidianamente se vai construindo em conjunto num processo de aprendizagem dinâmico, activo e partilhado.

O Agrupamento de Escolas de Real tem vindo a mobilizar esforços e energia sao longo dos últimos anos, para uma forte participação na qualificação da população, em todos os Ciclos do Ensino Básico. Quer contribuir activamente para combater os baixos níveis de escolarização que atingem, ainda, os segmentos das gerações mais velhas, mas também alguns jovens e, erradicar o analfabetismo literal e funcional.A Direcção do Agrupamento implementou, desde há cinco anos, um curso de primeiro ciclo para alfabetização de adultos, propondo-se assegurar uma nova oportunidade de acesso à escolaridade daqueles que dela não usufruíram na idade própria, deixados sem uma resposta educativa com a extinção do Ensino Recorrente.

Posteriormente, com o objectivo de proporcionar aos adultos a aquisição da escolaridade obrigatória e desenvolver atitudes de valorização pessoal e social, manteve em funcionamento o mesmo curso e deu um novo impulso no caminho da qualificação, alargando a oferta a cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) equivalentes ao segundo e terceiro ciclos entrando assim, no âmbito da iniciativa nacional Novas Oportunidades.

Actualmente, com a integração do primeiro ciclo na modalidade de Curso de Educação e Formação de Adultos, passou a ser o único Agrupamento de Escolas, no concelho de Braga, com oferta formativa integral, ao nível do Ensino Básico de Adultos. Não é demais realçar que tem sido muito significativa a colaboração dada pelas autarquias locais da área de influência do Agrupamento para a concretização deste projecto. Porque consideramos que a educação deriva da vontade de viver projectos em comum e em conjunto, compete-nos a nós unir sinergias para a realizar.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

23 Setembro 2020

“As bolhas” de Cidadania

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho