Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Voltamo-nos a apaixonar?

A Biblioteca Escolar – Um contributo fundamental para ler o mundo

Voltamo-nos a apaixonar?

Escreve quem sabe

2020-02-04 às 06h00

Margarida Pereira Margarida Pereira

Como já vem sendo hábito, a JovemCoop realiza, no próximo dia 15 de fevereiro, a 5ª edição da atividade “Apaixone-se pelas Sete Fontes”.
Esta atividade surge da nossa máxima de que “só amamos aquilo que conhecemos”, pois é impossível protegermos ou estarmos sensibilizados em relação a algo que não nos é familiar. Deste modo, aproveitamos a celebração do Dia dos Namorados e convidamos todos os bracarenses a abrirem o coração e virem conhecer um dos mais belos Monumentos Nacionais da cidade. Assim, como opção para evitar os programas comerciais que estão cada vez mais presentes nestes dias, sugerimos um programa cultural que incluí uma leve caminhada por aquele que é um dos pulmões da cidade. Para participar basta aparecer no Largo Monte D’Arcos, às 10h e trazer consigo uma lanterna, calçado adequado à caminhada e boa disposição. Abra o coração e venha apaixonar-se pelo local onde esperamos, em breve, ver o Parque da Cidade de Braga.
Não é segredo para ninguém que a JovemCoop é uma das associações que mais ambiciona ver o Parque da Cidade naquele local, dando ao Complexo Eco-Monumental das Sete Fontes o reconhecimento merecido e a dignidade necessária.

No próximo dia 8 de fevereiro, a Câmara Municipal de Braga irá organizar a “Apresentação e Discussão Pública de Projeto do Parque das Sete Fontes e Plano de Urbanização”, no Museu D. Diogo de Sousa, pelas 9h30. Apesar de termos vindo a ser convocados para algumas reuniões de trabalho com a CMB, para abordarmos o estado deste projeto, participámos, em cada uma dessas reuniões, com elevada expectativa e dia 8 não será exceção.
Reconhecemos a complexidade que este projeto tem, principalmente porque a CMB não seria a proprietária dos terrenos, contudo acreditamos, também, que é necessário que comecem a apresentar algo palpável. A cidade necessita de um Parque Verde com alguma brevidade para que criar zonas de descompressão e o Complexo Eco-Monumental das Sete Fontes, Monumento Nacional desde 2011, merece, sem dúvida, um maior reconhecimento por parte do nosso município. Já são muitos anos a utilizar este assunto como bandeira eleitoral, está mais do que na hora do Parque da cidade começar a deixar o formato de vídeo e começar a ser um projeto tridimensional em Braga.

Sabemos que com tramitações legais, nem sempre depende da CMB o desenvolvimento executório do projeto, e que o Município tem vindo a realizar reuniões com alguns proprietários; porém consideramos que é preciso uma maior celeridade em todo o processo. Por esse motivo, no dia 8 de Fevereiro, estaremos presentes na apresentação que a CMB está a organizar e iremos com a expectativa do firmar de compromissos entre os agentes autárquicos e a população. São já muitas as visitas realizadas ao local, e em todas elas pedimos aos visitantes para, durante o percurso, imaginarem o Parque Verde que será lá “construído”. Por esse motivo, achamos que todos aqueles que veem nas Sete Fontes um parque verde, devem ir à apresentação pública, para que possam ver quais os planos da CMB para aquele local e, caso seja pertinente, fazerem até alguma sugestão de melhoria do projeto. Afinal, as Sete Fontes são a prova viva de que a população consegue mudar o destino da cidade, necessitando de se expressar e nunca baixar os braços.

Gostaríamos de contar com a sua presença no dia 15 de fevereiro, com a certeza de que ficará apaixonado pelas Sete Fontes da mesma forma como nós somos uns eternos apaixonados por este monumento.
Quanto às expectativas?
Quem sabe no próximo ano, com as comemorações dos 10 anos da Classificação das Sete Fontes, estas já tenham na sua envolvente uma parte do Parque da Cidade.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

28 Novembro 2020

Ilusão verde

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho