Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Viva a União Europeia

"Eu não preciso de nada"

Ideias

2018-05-09 às 06h00

Paulo Monteiro

Hoje é o Dia da Europa.
Todos os anos, no dia 9 de Maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data, segundo o Parlamento Europeu, assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman. Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.
Defendia, assim, a criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia actual teve início com a proposta de Schuman... uma União Europeia com paz, solidária, sem fronteiras e aberta a todos.

E todos os anos a União Europeia escolhe, também, um tema não só para falar durante o dia de hoje mas durante os 365 dias do ano. Este é o Ano Europeu do Património Cultural. Os 28 países vão realizar eventos num total de 7.850 e contam com a ajuda e o trabalho de mais de um milhão de participantes. Mas... todos podem participar. Aliás, todas as pessoas são convidadas a participar nos numerosos eventos a decorrer por toda a Europa. Em Portugal, o maior acontecimento está marcado para Lisboa, a 25 e 26 de Outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian com o título Desafios XXI. Esta conferência estrutura-se em torno de três temas: património, conhecimento e inovação; património e sustentabilidade; desafios para o património. Como sempre a UE preocupada e atenta a tudo... Por cá, pelo Minho, e principalmente pelas escolas, realizam-se hoje inúmeras actividades com o objectivo de mostrar o que é a Europa. A nossa Europa...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

15 Agosto 2018

Mais amigo do ambiente

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.