Correio do Minho

Braga, quarta-feira

'Viana Abraça' boas ideias

Cancro do Pulmão – de que morrem os portugueses

Ideias

2018-06-05 às 06h00

Paulo Monteiro

'Viana Abraça' é o novo projecto apresentado no final da semana passada em Viana do Castelo e que tem como objectivo transformar lixo em... adubo. Uma excelente ideia e numa altura em que se discute na Europa a reciclagem e novas leis para os plásticos que inundam os nossos oceanos e mares.
Por isso, temos que fazer ainda muito mais para que o nosso planeta não seja tão ferido com tanta poluição e que um dia não seja mesmo possível recuperá-lo.

Deste modo, projectos como o Viana Abraça são de louvar. Vão ser gastos, no total, 5,3 milhões de euros para colocar até 2020, 35.500 famílias do concelho a fazer compostagem e recolha selectiva de biorresíduos alimentares. Para já, a partir do próximo mês, os serviços municipalizados de Viana do Castelo vão distribuir kits de compostagem para que no final seja possível transformar em adubos naturais 12 mil toneladas de resíduos que anualmente são depositados em aterros.

E para se ter uma noção clara do que são 12 mil toneladas, no dia da apresentação, os responsáveis desta iniciativa, compararam esse número a dois ex-libris da cidade... ou seja; 12 mil toneladas de lixo correspondem a 72 milhões de bolas de Berlim ou 2,5 vezes o Navio Gil Eannes. Não há dúvida de que - e repito - a ideia é excelente e, agora não custa mesmo nada ajudar e o ambiente agradece. Até Dezembro vão ser distribuídos 3.600 kits aos cidadãos vianenses, num total de 7500 que serão distribuídos até 2020. O primeiro passo foi já dado pela autarquia. Agora, o próximo passo cabe a cada um dos vianenses. Não custa nada. O mais difícil está feito. Um gesto simples mas que ajuda muito...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

12 Dezembro 2018

Reciclar com civismo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.