Ações e evidências do trabalho em rede
Ideias
2025-02-16 às 06h00
Este domingo estamos perante o duelo mais apetecível – quanto a mim – do futebol português: Vitória SC – SC Braga. Mais do que um simples confronto futebolístico, é a personificação de uma rivalidade histórica e cultural entre as cidades de Guimarães e Braga. Por vezes, infelizmente, até ultrapassa os limites da racionalidade… por isso, devemos dar importância ao que realmente importa.
A paixão e o fervor dos adeptos de ambos os clubes transformam cada jogo num espetáculo vibrante, tanto dentro como fora das quatro linhas. Mas há limites. O dérbi deste domingo intensificou-se durante a semana com a colocação de uma tarja polémica junto ao Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, contendo a mensagem: "Por cada espanhol extinto o Minho fica mais limpo!". Este incidente, prontamente repudiado pela direção do SC Braga, destaca como a rivalidade pode, por vezes, ultrapassar os limites do desportivismo saudável.
É certo que o Dérbi do Minho transcende o futebol. É uma celebração da identidade regional, uma manifestação de orgulho local e uma tradição que continua a cativar gerações.
Até ao início do jogo, a esperança é que a paixão e a rivalidade se mantenham dentro dos limites do respeito mútuo, honrando a história que este dérbi representa entre as cidades de Guimarães e Braga. Num contexto histórico, importa realçar que esta disputa remonta ao tempo anterior à própria fundação de Portugal, refletindo tensões antigas entre o poder dos Arcebispos de Braga e os Condes do Condado Portucalense.
Hoje em dia, o Vitória SC e o SC Braga são ainda reconhecidos pela qualidade das suas infraestruturas e das equipas que apresentam, sendo os mais destemidos a intrometerem-se na clássica disputa do título nacional entre os três habituais clubes de Portugal (FC Porto, Sporting e Benfica). Com efeito, o Dérbi do Minho é tido como o 4º jogo mais mediático entre adeptos, jornais e televisão, logo a seguir aos clássicos, com uma cultura de apoio marcada pelo bairrismo e defesa do clube da terra.
Em suma, o Dérbi do Minho transcende o futebol. É uma celebração da identidade, o orgulho de um povo e uma tradição que perdura de uma forma intensa. Mais do que os sistemas táticos e a forma das equipas, considero ainda que há algo que torna o jogo deste domingo imprevisível: o ambiente no Estádio D. Afonso Henriques. É certo que pode servir de impulso ou motivação extra para os jogadores do Vitória, mas também é certo que os atletas do SC Braga já estão muito tarimbados neste tipo de cenários.
Quanto a prognósticos? Estamos perante um duelo de aposta tripla, logo que vença o melhor campo. E com todo o respeito pelos meus amigos de Braga, que o melhor em campo seja o Vitória.
28 Março 2025
28 Março 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário