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Vegetarianismo

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Vegetarianismo

Voz à Saúde

2020-03-07 às 06h00

Aline Fernandes Aline Fernandes

O Vegetarianismo é um estilo de alimentação de base vegetal, que exclui carne e peixe e que pode ou não incluir derivados de origem animal. A inclusão de laticínios e/ou ovos é um dos principais fatores de diferenciação das dietas vegetarianas. Os cereais, hortícolas, fruta, leguminosas, frutos gordos e sementes são os alimentos comuns aos vários tipos de dietas vegetarianas. A alimentação vegetariana pode-se classificar como:
- Ovolactovegetariana – exclui carne e pescado, permite ovos e laticínios;
- Lactovegetariana – exclui carne, pescado e ovos, permite laticínios;
- Ovovegetariana – exclui carne, pescado e laticínios, permite ovos;
- Vegetariana estrita e vegana – exclui todos os alimentos de origem animal.

Os vegetarianos estritos definem-se por que excluir da alimentação todo e qualquer tipo de carne, pescado, ovos, laticínios, mel, gelatina de origem animal, banha, ovas, insetos, moluscos, crustáceos, etc. São indivíduos que estão constantemente atentos à rotulagem alimentar pois não consomem aditivos de origem animal. Também não utilizam nenhum material de origem animal como lã, couro, seda, pele, pérolas, marfim, penas, etc.
O padrão alimentar Macrobiótico também utiliza os princípios do vegetarianismo, mas aceita a inclusão de alimentos de origem animal, preferivelmente o peixe, com o princípio que seja biologicamente mais compatível com o ser humano, adapta-se a climas, estilos de vida e condições de saúde. Na alimentação macrobiótica pode também utilizar-se a teoria da bipolaridade, yin e yang, para escolher alimentos, as atividades e o estilo de vida, de forma a obter um equilíbrio dinâmico.

O vegetariano deve ter em atenção uma correta ingestão de aminoácidos essenciais que são fundamentais para as funções vitais do organismo, pois os alimentos de origem vegetal podem apresentar baixo teor de alguns aminoácidos específicos. Contudo a combinação de vários alimentos de grupos diferentes irá fornecer todos os aminoácidos em ótima quantidade.
Os alimentos de origem vegetal que apresentam maior quantidade de proteína são: Soja, Pistacho, Amêndoas, Castanha de caju, Quinoa, Aveia em flocos, Lentilha, Grão-de-bico, Tofu, Feijão Carioca, Feijão preto e Feijão frade.
Indivíduos que apresentam um apetite comprometido, como por exemplo idosos e crianças poderão apresentar um déficit na ingestão de energia e nutrientes, pois a dieta vegetariana é tendencialmente rica em fibra tornando-a saciante e com densidade energética reduzida. Ale?m disso, é importante a utilização de técnicas culinárias para o não comprometimento da absorção de alguns nutrientes essenciais como o ferro, zinco, magnésio e cálcio. Pois os fitatos (encontrados em sementes, grãos e legumes) podem comprometer a absorc?a?o destes nutrientes.

O sucesso da adoção sustentada de uma dieta vegetariana pressupõe variedade, sabor e prazer à mesa, dentro da nossa tradição e cultura alimentar, mas também a sustentabilidade económica, ou seja, a adoção deste padrão alimentar deve ser comportável com a capacidade de aquisição das famílias. Deste modo, é importante que os indivíduos interessados em iniciar ou melhorar a sua alimentação e com interesse em adotar uma dieta vegetariana a longo prazo, consultem os seus profissionais de saúde.

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