Pandemia, trabalhadores e pais: como conciliar?
Ideias
2014-04-30 às 06h00
Todos os anos milhões de toneladas de resíduos são lançados nos oceanos, praias, florestas e noutros locais da natureza.
De forma a reduzir a quantidade de lixo abandonado na natureza e dar visibilidade a esta questão, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), que decorreu de 16 a 24 de novembro, em 2013, lançou e coordena um dia de ação anual de limpeza, em toda a Europa.
Esta ação, ‘Vamos Limpar a Europa’, terá lugar no dia 10 de maio de 2014 e desafiará os voluntários a limpar resíduos nos seus bairros, campos, florestas e praias.
Segundo a organização, as principais causas do lixo abandonado são:
- Padrões insustentáveis de produção e consumo das nossas sociedades;
- Más estratégias de gestão de resíduos;
- Falta de consciencialização da população;
Várias campanhas de limpeza têm sido implementadas na Europa, nos últimos anos, recorde-se o sucesso do Limpar Portugal, que se realizou, a nível nacional, no dia 20 de março de 2010. Vamos Limpar a Europa pretende reunir todas as iniciativas de forma a promover um dia de limpeza da Europa, que tenha lugar no mesmo dia, em todo o continente europeu, envolvendo o maior número de cidadãos.
Fazendo parte desta ação e ajudando a limpar o seu meio ambiente, os participantes poderão ter consciência da quantidade de resíduos que está abandonada na sua área envolvente. Esta ação proporciona uma oportunidade única de aumentar a consciencialização do cidadão sobre o problema do lixo e ajudar a mudar os seus comportamentos.
Os cidadãos europeus geram mais de 500 kg de resíduos por ano, mas este valor varia entre pouco mais de 300 kg em alguns Estados-Membros e mais de 700 kg noutros países. Em média, metade destes resíduos são reciclados, mas existem grandes disparidades entre os Estados-Membros. Há países em que a deposição de resíduos em aterro foi eliminada e as taxas de reciclagem atingem os 70%, enquanto que outros reciclam muito pouco e a deposição em aterro abrange cerca de 90% dos seus resíduos urbanos.
Os consumidores e as famílias têm um papel essencial a desempenhar na redução de resíduos através da alteração dos hábitos de consumo, da reutilização e da separação de resíduos.
Lançada em 2009, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos centrou-se, inicialmente, na sensibilização para a prevenção de resíduos, tendo crescido em número de participantes e tipo de ações, ao longo das últimas edições.
A Diretiva-Quadro dos resíduos estabeleceu uma hierarquia da gestão de resíduos, dando prioridade à prevenção, à reutilização, à reciclagem sobre a incineração, sendo a deposição de resíduos em aterro ou a incineração sem recuperação de energia o último recurso.
A comissão europeia está a realizar uma análise dos seus objetivos em termos de resíduos e os resultados irão contribuir para uma revisão, em 2014, da política adoptada.
O objetivo da ação ‘Vamos Limpar a Europa’, lançada pela SEPR, consiste não apenas em limpar o lixo abandonado, mas também ser uma oportunidade de gerar um debate sobre os resíduos e a forma como são geridos.
Dado que a 10 de maio se realiza na nossa região um evento desportivo que mobiliza milhares de pessoas, a Rampa da Falperra, a Braval, conjuntamente com o município de Braga e Clube Automóvel do Minho, irão realizar uma campanha de sensibilização ambiental do público, para que os resíduos originados nesse fim de semana tenham o menor impacto possível no ambiente.
Vão ser colocados ecopontos em cerca de 10 locais por todo o percurso e distribuídos sacos aos espectadores para que separem os resíduos que fizerem e os coloquem nos ecopontos.
Esteja onde estiver, a 10 de maio de 2014, ajude a Limpar a Europa!
05 Março 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário