Economia do mar e desenvolvimento sustentável em Portugal
Escreve quem sabe
2020-10-06 às 06h00
Causada pelo vírus Influenza, a gripe é "uma doença contagiosa que, por norma, cura espontaneamente”, havendo uma forte tendência para o maior número de casos durante o Inverno. Trata-se de uma doente eficazmente prevenida através da vacinação.
A vacina da gripe faz com que o nosso corpo desenvolva anticorpos cerca de duas semanas após a sua administração. Estes anticorpos protegem-nos contra os vírus presentes na vacina do ano em causa, os vírus que serão os mais comuns nesse ano, durante a época da gripe. Dessa forma, como os vírus modificam todos os anos, as características das vacinas também são mudadas.
Mas afinal, quem deve fazer a vacina? Segundo a DGS, a vacinação contra a gripe está fortemente recomendada a indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas e profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.
Como adquirir a vacina da gripe? Nos centros de saúde, a vacina da gripe é administrada sem qualquer custo a idosos, residentes ou internados em instituições e a doentes crónicos, nomeadamente diabéticos.
Quando se deve ser vacinado? O período de vacinação inicia em outubro e idealmente todos os grupos de risco devem ser vacinados até ao final do ano.
Mesmo após a vacinação é possível ter gripe? Sim, embora dependa do estado de saúde da pessoa e sobretudo se os vírus presentes desse ano não coincidam com o vírus dessa época de gripe. Contido a manifestação da doença não deverá ser tão grave como se tivesse sido vacinado.
Existe também a ideia errada de que podemos "apanhar" gripe através da vacina. O que pode acontecer é o desenvolvimento de alguns efeitos que "imitam" os sintomas da gripe ou constipação, nomeadamente inchaço ou dor na zona onde foi administrada a vacina, náuseas e febre ligeira.
Quem não deve ser vacinado contra a gripe? Indivíduos que apresentaram uma reação alérgica grave à vacina ou que apresentam alergia ao ovo.
Informe-se junto do seu médico assistente se deve ser vacinado e onde pode ser administrada a vacina. Para mais informações consulte o site da DGS ou a linha SNS24: 808 24 24 24.
Não se esqueça: A prevenção é o melhor remédio!
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário