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"Unidos na gestão inovadora do currículo, empoderando os alunos!"

Segurança na União Europeia: desafio e prioridades

Voz às Escolas

2024-12-26 às 06h00

Ângelo Miguel Pereira Dias Ângelo Miguel Pereira Dias

Atualmente, as escolas enfrentam desafios inéditos. O mundo está a mudar rapidamente, com novas profissões a surgir e outras a desaparecer e as tecnologias da era digital a evoluírem a uma velocidade impressionante. Este cenário exige que os jovens adquiram um conjunto vasto de competências para se adaptarem a um futuro incerto. Para isso, as escolas e os professores precisam adotar metodologias de ensino inovadoras, capazes de proporcionar oportunidades de aprendizagem mais eficazes e significativas, que tragam benefícios duradouros e preparem todos os alunos para os desafios do amanhã.
Neste contexto, em fevereiro 2024, a Direção-Geral da Educação lançou o Projeto Piloto “Grupos de Desenvolvimento - Inovação entre Pares (GDIeP)”, convidando agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas de diversas regiões do país a desenvolver planos de ação nas áreas de Gestão do Currículo-Desenvolvimento Curricular (Região Norte), Gestão do Currículo – Metodologias e Modelo Escolar (Região Centro), Lideranças (Região de Lisboa e Vale do Tejo), Cultura Organizacional e Profissional (Região do Alentejo) e Gestão do Currículo – Inclusão (Região do Algarve).

Os oito agrupamentos/escolas da Região Norte convidados, entre os quais o Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso (AEPL), foram desafiados a refletir em conjunto sobre o desenvolvimento curricular, com o intuito de transformar as práticas pedagógicas e impulsionar a inovação no ensino.
O projeto pretende criar espaços dinâmicos de colaboração entre escolas, promovendo a troca de experiências e uma cultura de aprendizagem contínua e colaborativa. Ao envolver os professores na exploração de novas práticas pedagógicas e organizacionais, o objetivo é que se tornem agentes de mudança nas suas instituições e contribuam para uma transformação mais ampla do sistema educativo.
Neste contexto, os quatro professores do AEPL envolvidos no projeto trabalharam na criação de um plano de ação inovador, alinhado com os objetivos do Projeto Educativo. Sob o lema "Unidos na gestão inovadora do currículo, empoderando os alunos!", foram delineadas duas medidas principais:

Espaço + Cidadania – dirigida aos alunos do Ensino Secundário, esta medida visa desenvolver competências de cidadania global, criando oportunidades para os alunos desenvolverem áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) através de projetos geridos por eles próprios, em colaboração com parcerias locais;
Liberdade para Ser e Aprender – algumas turmas (turmas piloto) são incentivadas a adotar metodologias de aprendizagem mais autónomas. Os alunos têm a oportunidade de escolher, em temas de algumas disciplinas, as estratégias de aprendizagem e os critérios de avaliação e classificação.
Estas propostas exigem dos professores uma mudança de paradigma, desafiando-os a saírem da sua zona de conforto para partilharem a gestão da sala de aula e conferirem maior autonomia aos alunos. O objetivo é proporcionar um ambiente onde os estudantes possam desenvolver competências essenciais para o seu futuro, enquanto se tornam mais responsáveis e mais comprometidos com o seu próprio processo de aprendizagem.
O balanço do primeiro período foi extremamente positivo. No encontro do GDIeP, realizado no AEPL a 12 de dezembro, com a presença das escolas envolvidas no projeto, alunos do AEPL expressaram, com entusiasmo, os benefícios destas novas abordagens.

Foram unânimes em considerar que, além de promoverem um maior desenvolvimento pessoal, as medidas oferecem maior responsabilidade, além de estimularem o pensamento crítico e criativo, a curiosidade e a reflexão, a relação interpessoal e a resolução de problemas, princípios essenciais consagrados no PASEO.
O Projeto Piloto GDIeP tem demonstrado ser uma oportunidade única de inovação e de valorização da autonomia no ensino. Ao empoderar os alunos e permitir-lhes assumir responsabilidades na gestão do processo educativo, estamos a preparar as novas gerações para um futuro mais dinâmico e adaptável.
A experiência positiva deste primeiro período reflete a capacidade do AEPL em criar soluções que não apenas respondem às necessidades do presente, mas moldem também o ensino do futuro.
Acreditamos que, com o apoio contínuo da comunidade educativa, estas práticas se poderão consolidar como um modelo de referência para o sistema educativo nacional.

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