Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Unidade de Apoio Especializado (UAE): um exemplo de inclusão

Parabéns ao IPCA

Voz às Escolas

2011-03-14 às 06h00

Maria da Graça Moura

AUnidade de Apoio Especializado do Agrupamento André Soares está instalada na Escola do 1º ciclo de S. Lázaro e constitui-se como uma resposta específica diferenciada de apoio à educação dos alunos com multideficiência.

Partindo do princípio da escola inclusiva, ou seja, uma escola para todos, independentemente das suas diferenças individuais, a UAE de S. Lázaro é um espaço muito acolhedor, bem equipado e focado em estratégias específicas de reconhecimento e valorização da diferença, onde os profissionais que lá trabalham (professores, terapeutas, auxiliares e voluntários) se esforçam diariamente por desenvolver um trabalho holístico de integração destes alunos no contexto escolar e social.

Esta equipa multidisciplinar, utiliza uma abordagem educativa humanista e individualizada que facilita, apoia e encoraja a participação de acordo com as capacidades e ritmos de cada criança, de modo a trabalhar a estimulação sensorial e motora com o objectivo de aumentar a sua independência e autonomia.

Na verdade a UAE tem vindo a fazer, na nossa comunidade escolar, uma revolução cultural de práticas pedagógicas dinâmicas e multifacetadas onde impera a cooperação escolar, familiar e comunitária, traduzida no excelente apoio solidário de pessoas, muito significativas neste processo, que são as voluntárias.

Todos sabemos que as crianças com multideficiência apresentam dificuldades muito específicas resultantes da conjugação de limitações nas funções e estruturas do corpo e de factores ambientais que condicionam o seu desenvolvimento e funcionamento. No entanto, estas crianças têm asseguradas, na escola de S. Lázaro, as condições necessárias para se sentirem seguras, amadas, respeitadas e consideradas. São múltiplas as actividades que se desenvolvem a partir da UAE e que envolvem pais, familiares, professores e alunos das turmas onde estes alunos estão integrados, de toda a escola e outras escolas do Agrupamento, numa partilha harmoniosa de vivência de sentimentos e sensações.

A UAE, para além de ser um espaço de apoio à família, é também um espaço de apoio educacional enriquecedor do percurso escolar de muitas crianças que, diariamente, trocam o seu recreio escolar por uns momentos de convívio com os colegas que não podem correr e brincar livremente como eles. Esta atitude evidencia uma grande sensibilização para maximizar as oportunidades de socialização, ajuda, cooperação, partilha, tolerância e solidariedade. Estes sentimentos ficam na alma destas crianças que, muitas vezes, já a frequentarem o 2º e 3º ciclos voltam sempre que podem.

De registar ainda, como muito significativo, a sensibilidade evidenciada pelo Sr. Presidente da Junta de S. Lázaro que apadrinhou esta Unidade com muito carinho e que tem revelado uma atitude de grande proximidade, respondendo positivamente a todas as solicitações que lhe são feitas. Também a CMB tem dado um grande contributo para o desenvolvimento desta valência de apoio.

Em conclusão podemos dizer que todos os contributos, todo o empenho das equipas, das crianças, dos professores e dos voluntários que investem na UAE de S. Lázaro, visam melhorar a qualidade de vida das famílias e proporcionar uma participação mais activa das crianças com multideficiência nos contextos familiares, educativos e sociais em que se encontram, numa perspectiva bem sucedida de integração e de inclusão.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

19 Dezembro 2018

O que nos distingue

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.