Correio do Minho

Braga, sábado

- +

UNESCO Braga

Norte sobe no Ranking Regional de Inovação

Escreve quem sabe

2014-03-04 às 06h00

Margarida Pereira Margarida Pereira

No passado dia 2 de fevereiro a JovemCoop, juntamente com a AIESEC Minho e a ESN Minho, voou até à Grécia, mais concretamente para a cidade de Salónica.
Esta viagem ocorreu no âmbito do projeto juventude em ação “Go for Europe”, desenvolvido pela Thessaloniki Youth Capital. Nela participaram algumas Capitais Europeias da Juventude (CEJ) como: Torino CEJ em 2010, Braga CEJ em 2012 e Cluj Napoca que será CEJ em 2015.
Durante os três dias de atividades, o tema desenvolvido foi “(E)U vote for You(th) Strategies”.

Este tema foi abordado pelas diversas perspetivas dos participantes, que assistiram a seminários, realizaram trabalhos de grupo, e acima de tudo expressaram as suas ideias e os seus pensamentos aos outros participantes, acerca do Parlamento Europeu e as prioridades que este deveria ter em conta.

Em paralelo com este projeto, Braga levou até Salónica o projeto “Braga goes Europe” desenvolvido pela Fundação Bracara Augusta, que é a parceira da Thessaloniki Youth Capital. Este projeto tem como objetivo o estabelecimento de ligações entre associações similares existentes nas duas cidades. Como tal, foram participantes ativos neste projeto a AIESEC Minho que estabeleceu contactos com a AIESEC Thessaloniki, a ESN Minho que estabeleceu ligações com a ESN AUTH Thessaloniki, e a JovemCoop que criou contactos com a UNESCO Youth Club of Thessaloniki.

Após várias reuniões que proporcionaram o conhecimento mútuo das associações, a troca de experiências e conhecimentos, o projeto “Braga goes Europe” foi concluído com a assinatura de um acordo de cooperação bilateral entre as associações.

No caso específico da JovemCoop, as reuniões com a UNESCO Youth Club of Thessaloniki tiveram como objetivo perceber o funcionamento de um Clube UNESCO e as iniciativas que este pode ter, tendo em vista a criação de um Clube UNESCO - Juventude e Património em Braga. Este desafio foi-nos lançado pela Fundação Bracara Augusta que, com o apoio Câmara Municipal de Braga, é a responsável pelo projeto ainda em constituição do Clube UNESCO Braga.

Para a JovemCoop, este convite, não podia ser mais gratificante, pois Salónica é uma cidade rica em monumentos históricos, dos quais 15 são considerados Património Mundial da Humanidade. Sendo a JovemCoop uma associação que luta pela preservação e conservação do património, a cidade de Salónica revelou-se um verdadeiro exemplo vivo desses ideais.

Fundada em 316 a. C. Salónica é hoje a segunda maior cidade de Grécia. Deambulando pela cidade, facilmente se observam vestígios dos diferentes povos que a habitaram, a salientar a Torre Branca e o Arco de Galério, um monumento que remonta ao século IV e que foi mandado construir pelo Imperador Romano Galério. Estes são apenas alguns exemplos dos inúmeros monumentos a visitar na cidade, que se encontram num bom estado de conservação.

A vinda do Clube UNESCO para Braga, uma cidade com inúmeros vestígios arqueológicos e históricos, bem como rico em tradições culturais e etnográficas, pode potenciar a valorização do nosso património, podendo contribuir para a classificação do Bom Jesus como Património Mundial, bem como enlevar a proteção e classificação de outros monumentos.

A classificação como Património Mundial da Humanidade é um selo de garantia do estado dos monumentos, sendo um atrativo turístico e, consequentemente, financeiro para a nossa cidade. É nosso desejo poder constituir o Clube UNESCO Braga, colocando a nossa cidade no mapa dos sítios patrimoniais de excelência.

Considerando a UNESCO Youth Club of Thessaloniki um projeto com um papel preponderante na valorização patrimonial da cidade, a cooperação entre as duas associações só poderá ter resultados positivos.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

28 Novembro 2020

Ilusão verde

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho